Plataforma online busca preservar lembranças de entes queridos

Na página, é possível acender a vela virtual, deixar suas preces e solicitar o envio de flores ao jazigo, além de postagens das lembranças 

Quando uma pessoa encerra seu ciclo de vida hoje em dia, em muitos casos, familiares e amigos demonstram sua saudade nas redes sociais. São fotos, textos e pensamentos partilhados como forma de expressão da dor que se sente por ocasião da perda do ente querido. Entendendo a importância dessas homenagens, a Funerária, Cemitério e Crematório Morada da Paz, em Paulista, criou a plataforma online Morada da Memória que, como o próprio nome adianta, é um memorial destinado a essas lembranças.

A iniciativa também facilita a realização de homenagens, como explica Vivianne Guimarães, diretora de mercado do Grupo Vila. “Um dos nossos objetivos com o projeto é essa questão da preservação da memória. A plataforma reúne fotos, vídeos e homenagens feitas por quem amava aquela pessoa em um mesmo local. Unimos o obituário e esse memorial em prol da preservação da memória”, pontua.

Os perfis são de pessoas sepultadas ou cremadas no Morada da Paz e é administrado por um responsável – membro da família ou amigo. Entre as funções, é possível acender a vela virtual, deixar suas preces e solicitar o envio de flores ao jazigo, além de postagens das lembranças. O espaço online é ativado automaticamente durante o atendimento funerário. O declarante recebe um e-mail de apresentação da plataforma e instruções de acesso para completar o perfil de seu ente.

Com distanciamento social, homenagem online é opção segura 

Os serviços funerários estão adaptados em virtude da disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Para se ter uma ideia, as cerimônias de despedidas de pessoas que morreram de outras causas, sem ser do vírus atual, duram no máximo duas horas. Nos casos em que a causa da morte é a Covid-19 ou apenas a suspeita da doença, não há essa oportunidade.

Segundo Eliza Fonseca, gerente de marketing do Grupo Vila, a forma online de homenagear é uma opção segura que garante o significado do momento para as pessoas enlutadas. “A Morada da Memória chegou em um momento atípico da vida de todos. A ideia vem agora com um suporte para essas famílias que não vão poder vivenciar esse momento do luto por causa da pandemia por que estamos passando. É uma forma de ajudar a tornar essa quebra de vínculo físico menos dolorosa”, conta.

A valorização da memória tem valor social para todos, como conclui Vivianne Guimarães. “Acreditamos que a vida terrena tem uma finitude, porém as memórias construídas são para sempre. A formação das gerações seguintes vem muito do que foi construído e preservado. Por isso, a memória não deve acabar quando uma pessoa morre. No processo de luto, é importante haver esse lugar da homenagem às lembranças e de poder, assim, ressignificar a ausência do ente falecido, relembrando bons momentos”.

A plataforma Morada da Memória pode ser acessada por meio do site www.moradadamemoria.com.br. Os clientes do Morada Paz podem acessar o endereço eletrônico e ativar o perfil dos entes sepultados nas unidades da marca.

*Via Assessoria