Parceria entre pais e filhos ajuda na organização do tempo durante a quarentena

Segundo especialista, segredo está na flexibilização, evitando cobranças exageradas

O dilema entre focar no trabalho ou dar atenção às crianças dentro de casa ganhou ainda mais peso durante este período de quarentena. Com diversos profissionais atuando em home office, a missão de ser produtivo e, ao mesmo tempo, atender as necessidades da garotada, não é tarefa fácil. De acordo com especialistas, a organização do tempo e do espaço é fundamental para vencer esta fase de novidades para a grande maioria dos pais. O segredo está em administrar a rotina, sem deixar de lado o lazer, evitando grandes cobranças.

“É importante estabelecer uma receita de várias combinações estruturantes, como o horário de acordar, de brincar, de estudar, de comer e de dormir. É possível dividir também as funções entre pais e mães, conciliando o momento livre e o de trabalho”, explica a doutora em psicologia cognitiva e supervisora pedagógica do Colégio CBV, Luciana Hodges. Segundo ela, é importante a criança saber o que vai acontecer em cada momento, estimulando também certa autonomia. “O mais velho pode dar uma olhadinha no mais novo, se for o caso. Também haverá o momento de brincar sozinho ou em grupo, formando sempre uma parceria saudável”, reforça.

A orientação é para que a temporada não represente sobrecarga, ajustando também as tarefas comuns do lar, como forrar a cama após acordar ou arrumar os brinquedos. “Mesmo com os pais em casa, os filhos não podem deixar de lado aquilo que já faziam costumeiramente”, acrescenta a supervisora do CBV. Ela lembra que, nos casos de crianças menores, os pais podem aproveitar o horário da soneca deles, por exemplo, para voltar ao trabalho. Também é fundamental estabelecer que determinado espaço, seja o escritório ou não, é um ambiente de trabalho, respeitando sempre o silêncio e a concentração.

*Via Assessoria