Maio Amarelo: manutenção preventiva dos veículos durante a quarentena pode evitar acidentes

Em maio, o Brasil se ilumina de amarelo para chamar a atenção da sociedade para a questão da segurança no trânsito. Com o tema “Perceba o risco. Proteja a vida”, a campanha Maio Amarelo deste ano, que tradicionalmente ganha as ruas das cidades brasileiras para impactar diretamente motoristas e pedestres, será realizada no ambiente digital, principalmente pelas redes sociais, respeitando o distanciamento social indicado pelas autoridades.

Entre os pontos de atenção levantados pela campanha e que têm ligação direta com a segurança no trânsito está a questão da manutenção dos veículos. Isso porque muitos acidentes acontecem em função dos carros que apresentam defeitos repentinos e que são obrigados a parar no meio da pista, ou simplesmente porque o motorista não percebeu que estava com faróis ou luzes de freio queimadas, facilitando uma colisão.

“Se o carro não responde aos comandos do condutor, mesmo o mais atento pode se envolver em uma batida. Quando a manutenção do carro é feita de maneira correta esse risco é reduzido, temos então uma diminuição no número de acidentes no trânsito, preservando a vida, além de menos prejuízos financeiros para os donos dos veículos”, afirma Rinaldo Reis, diretor do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne).

E principalmente diante do cenário de isolamento social pelo qual o mundo está passando, a questão da manutenção dos automóveis, que em sua maioria estão parados, torna-se ainda mais importante. Alguns cuidados são essenciais para que esses veículos não sofram danos e possam retomar às atividades normais com todas as suas funcionalidades mantidas. “O desgaste da bateria é ponto mais sensível. Carros mais antigos precisam de maior atenção e devem ser ligados pelo menos uma vez por semana. Já veículos mais novos, por terem tecnologia mais moderna, conseguem suportar mais tempo parados, então podem ser ligados uma vez a cada quinzena”, explica Reis.

Porém é importante, antes de acionar o motor do automóvel, verificar as condições do local em que ele se encontra estacionado. Não é indicado ligar e deixar o carro parado em ambientes fechados, como garagens, pois o gás liberado pode ser nocivo para a saúde humana. “Deve-se deixar o carro ligado e parado apenas em ambientes abertos. Do contrário, o ideal é movimentar o veículo por 10 a 15 minutos por ruas próximas, sempre respeitando as medidas de isolamento social”, completa Rinaldo.

A higienização interna do veículo também deve ser um ponto de atenção. Deve-se tirar lixo e poeira de dentro do carro, limpar os tapetes e a sujeira entre os bancos, evitando assim a entrada de insetos e outros bichos. “As luzes dos faróis e de freio devem ser verificadas com frequência, para identificar possíveis queimas. Além disso, não é indicado deixar o veículo parado com o tanque cheio. A gasolina vai evaporar e o etanol, embora dure mais tempo, pode danificar o carro quando rodar novamente”, orienta.

Os pneus devem ser calibrados acima do usual para que demorem mais a murchar. Caso haja espaço na garagem, é interessante mudar o carro de posição para a pressão do peso não ficar em um só lugar do pneu e alterar sua forma. “Tão importante quanto cuidar do veículo e fazer essa manutenção preventiva é ter um seguro auto, já que existem acontecimentos que não podem ser previstos”, finaliza.

*Via Assessoria