Dia do Hambúrguer: confira dicas de harmonização com cervejas artesanais

Pão, carne e queijo: essa combinação deliciosa já tem um lugar especial no coração e no prato de muita gente. A paixão gastronômica é tanta, que no dia 28 de maio é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer. De origem alemã, a refeição conquistou o mundo e pode ser encontrada facilmente em terras brasileiras, onde também ganhou variações e as chamadas “gourmetizações”. E se hambúrguer não é tudo igual, a cerveja que casa com ele também não vai ser sempre a mesma.
Segundo João Guimarães, mestre cervejeiro da Debron, o gostoso é seguir algumas diretrizes e combinar, acima de tudo, com o paladar e o momento. Para aproveitar a data especial, separamos algumas sugestões:

O clássico dos clássicos
O famoso X-salada, item imprescindível em qualquer cardápio, não pede IPA.
“O nível de amargor dessa cerveja pode até combinar com a carne, mas não valoriza todo o resto. A dica é uma prima menos radical, a American Pale Ale (APA), que vai dar um amargor bacana, e o maltado menos caramelizado forma uma dupla perfeita com o pão. A salada e o queijo, além de maionese, catchup e mostarda, também irão encorpar perfeitamente” aconselha João.
O destaque vai na carne
Se o objetivo é colocar a carne como protagonista, um pouco de tosta a mais vai fazer sucesso.
“Nesse caso, escolha uma Brown Ale Americana, que lembra um sabor caramelo, quase toffee, e enfatiza a textura da carne, além de encaixar muito bem com acompanhamentos como a cebola caramelizada e cogumelos. A combinação também vai muito bem com o pão escuro australiano” explicou.
Queijo, o indispensável
Para aqueles que são fãs da mistura de diferentes tipos de queijos, a dúvida na harmonização poderá ser sanada com vários tipos de cerveja.
“A suavidade do brie pede um tempero especial de uma Saison ou Sour mais intensa. Se for combinar com o cheddar, a dica é o ponto de amargor da APA, ou Brown Ale, a inglesa queridinha para toques terrosos. No caso de queijo gorgonzola, vale a Imperial Stout ou até mesmo uma Douple IPA. O álcool vai limpar o paladar e pode criar um sabor totalmente diferente e delicioso” finaliza o mestre cervejeiro.
O delivery da Debron funciona todos os dias, através do iFood ou www.debromnamao.com.br.

*Via Assessoria