Natura e Avon fazem projeções pelo Brasil para lançar campanha de enfrentamento à violência doméstica durante a quarentena

Movimento global #IsoladasSimSozinhasNão, liderado no País pelo Instituto Avon e endossado pela Avon, Natura e The Body Shop, busca alertar a população para a importância da vigília social e das redes de apoio para mitigar os casos de violência doméstica durante o isolamento.

Instituto Avon, Avon, Natura e The Body Shop uniram forças para projetar imagens com mensagens de apoio em diversos pontos do Brasil para alertar sobre uma epidemia silenciosa que se agrava à sombra da Covid-19: o aumento da violência doméstica durante a quarentena. Segundo levantamento da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, durante a primeira semana de isolamento no País, já houve um aumento de quase 9% no número de atendimentos. A ação, parte da campanha #IsoladasSimSozinhasNão, movimento global das marcas do grupo Natura & Co em prol das vítimas durante o período de isolamento, busca criar uma rede de apoio entre vizinhos, amigos e familiares e dando-lhes informações e ferramentas para que saibam como agir diante de um caso de violência.

Ao longo da última semana, as marcas, em parceria com coletivos audiovisuais de todo o País, projetaram imagens com mensagens de apoio, convidando vizinhas, amigas e familiares a cuidarem da vida de mulheres que possam estar sofrendo confinadas o dia todo com seus agressores dentro de seus lares, o lugar mais letal para aquelas que estão em situação de violência. Em São Paulo, com o apoio do Governo do Estado, as projeções ocorreram em pontos turísticos, tais como a Pinacoteca, Museu da Língua Brasileira e Casa das Rosas. As imagens foram também projetadas em quatro locais de Recife (PE) e em diversas outras cidades do país como Salvador (BA), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Belém (PA), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

No próximo domingo também está previsto um movimento nas redes sociais em parceria com influenciadoras das marcas para amplificar a mensagem de apoio às mulheres vítimas de violência e estimular vizinhas, amigas e parentes a acolhê-las e saberem como ajudá-las.

“Em tempos de isolamento social, percebemos uma figura que antes passava despercebida nessa causa: a vizinhança. Como passamos mais tempo em casa, notamos mais as rotinas e hábitos de nossos vizinhos. Mas por que não aproveitar essa chance e estreitar laços que podem ir além de proximidade física e ajudar a salvar a vida de mulheres que possam estar vulneráveis?”, explica Danielle Bibas, vice-presidente de Marketing da Avon Brasil.

Iniciativa do Instituto Avon, ativada por Avon, Natura e The Body Shop, a campanha #IsoladasSimSozinhasNão foi inicialmente lançada em 30 de março, em todos os países da América Latina onde o grupo opera, dando luz à situação de mulheres que estão vulneráveis em um contexto de pandemia global.

“A violência doméstica se alimenta do silêncio e da invisibilidade. Ela se perpetua na indiferença, quando o autor acha que ninguém está olhando. Por isto é fundamental conscientizar e ativar a rede de apoio às vítimas, criando um círculo de confiança formado por amigos, familiares e vizinhos. Estamos agindo no sentido de dar visibilidade à esta questão premente, divulgar a rede de acolhimento e serviços públicos e apoiar as organizações de amparo às vítimas”, afirma Daniela Grelin, Diretora Executiva do Instituto Avon.

Sobre a Avon

A Avon, parte do grupo Natura &Co desde 2020, é uma das maiores empresas de venda direta no mundo. Fundada em 1886, trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e a promoção do empreendedorismo feminino. Concentra no Brasil, onde está desde 1958, a sua maior operação e força de vendas – mais de 1 milhão de revendedoras.  A Avon é mais do que uma empresa de beleza: é um movimento global pelo empoderamento das mulheres, com um modelo de negócios ancorado na inovação, geração de oportunidades e na ampliação de suas habilidades empreendedoras para tornar as economias e as sociedades mais fortes.

Seu portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como Renew e Color Trend. Além disso, seu catálogo também oferece itens para Moda & Casa.

Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avon.com.br. 

Sobre o Instituto Avon

Há 17 anos, o Instituto Avon se dedica a salvar vidas e é por isso que sempre apoiou e desenvolveu ações que tenham em sua essência a premissa de superar dois dos principais desafios à plena realização da mulher: o câncer de mama e a violência contra mulheres e meninas. Ano após ano, o trabalho do Instituto tem contado com parcerias importantes e a colaboração e a dedicação de muitas pessoas e organizações para fazer com que, a cada dia, mais pessoas recebam informações sobre as causas e saibam como agir. Como braço de investimento social da Avon, empresa privada que investiu mais de 170 milhões em ações sociais voltadas às mulheres no Brasil, o Instituto já apoiou a realização de mais de 350 projetos e ações, beneficiando 5,7 milhões de mulheres.

Violências contra as mulheres e meninas

No enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas, o Instituto Avon atua há 12 anos e já destinou R$ 34 milhões para 193 projetos voltados ao fortalecimento e integração da rede de proteção à mulher em situação de violência. Além disso, já contribuiu com a formação de mais de 4 mil agentes públicos (policiais, ouvidores, juízes, e agentes de saúde), possibilitou que mais de 7 mil advogados e terapeutas passassem a oferecer serviços gratuitos à população por meio do Mapa do Acolhimento e 10 mil atendimentos online pelo aplicativo Mete a Colher.

Para cumprir com a missão de mobilização da sociedade, as iniciativas do Instituto se dividem em quatro grandes pilares de atuação: Conhecimento, Articulação, Apoio a Projetos e Engajamento e Impacto. Mas o grande diferencial da organização sem fins lucrativos para a concretização de seus projetos e ações é a capacidade de articulação de diferentes stakeholders, como empresas públicas e privadas, funcionários, ONGs, movimentos sociais, organismos internacionais e órgãos públicos de todas as esferas. O Instituto conta, ainda, com a força de vendas Avon, composta por mais de 1 milhão de Revendedoras, que disseminam conhecimento sobre as causas e atuam como rastreadoras de necessidades específicas de atendimento da população em suas respectivas comunidades.

Essa capilaridade e abrangência permitem ao Instituto Avon estar presente em 100% dos municípios brasileiros.

Quer saber mais? Acesse nossa rede:
Facebook: InstitutoAvonOficial
Instagram: @InstitutoAvon
Youtube: Instituto Avon

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Líder no setor de venda direta no Brasil, com mais de 1,7 milhão de consultoras, faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.

Sobre a The Body Shop®

 Fundada em 1976 em Brighton, Inglaterra, a The Body Shop® é uma marca inglesa de cosméticos naturais que procura fazer a diferença positiva no mundo produzindo produtos para o corpo, rosto e fragrâncias de forma ética e sustentável. A The Body Shop® foi pioneira na filosofia de que os negócios podem ser uma força para o bem e essa missão continua sendo a força central da marca. A The Body Shop® conta com 3 mil lojas em 66 países e, junto com a Aesop, a Avon e a Natura, integra o Natura & Co, grupo de cosméticos global, multicanal e multimarca, que se compromete a gerar impacto econômico, social e ambiental positivo em todo o mundo.

*Via Assessoria