Mulheres de Tejucupapo precisam de ajuda para vencer mais uma batalha

Pela primeira vez em duas décadas o espetáculo da Batalha das Heroínas de Tejucupapo, que aconteceria no dia 23 de abril, não será encenado. A apresentação, que conta como as mulheres salvaram Tejucupapo, distrito de Goiana, da invasão dos Holandeses, foi suspenso devido a pandemia do novo coronavírus e, centenas de famílias que dependem direta e indiretamente da economia que o espetáculo movimenta no munícipio, encontram-se em situação de vulnerabilidade.

Para ajudar a comunidade, que além da renda anual que a apresentação movimenta, vive da pesca e venda de marisco, atividade que também foi comprometida com a pandemia, o Sinspire, o Instituto Intercidadania e o @circularis_ Plataforma de Economia Circular, através da campanha Todos por Todos entraram em campo para na batalha. A meta é preparar 500 cestas que serão entregues ainda essa semana para as famílias.

Idealizada, escrita e dirigida por Luzia Maria da Silva, em 1993, a encenação teatral resgata a história da luta e bravura das Mulheres de Tejucupapo, que há 374 anos salvaram o município da invasão dos Holandeses.

Foi há 25 anos, quando esteve internada que Luiza conheceu a história de suas descendentes. A partir daí, resolveu estudar e se formar para falar para o mundo, sobre a trajetória dessas mulheres guerreiras, que marcaram um dos capítulos mais importantes da história do Brasil.

Além da Comunidade de Mulheres de Tejucupapo, a campanha Todos por Todos colabora com vários movimentos que existem e estão com dificuldade de atingir suas metas e as doações também serão destinadas para comunidades do Recife e Região Metropolitana, entre as já cadastradas, estão  a Cooperativa de catadores ProRecife (23 famílias), a creche Casa de Mainha (40 crianças), a Capela dos Santos Cosme e Damião (31 famílias), o Clube de Mães Zeppelim  do Jiquiá (80 Famílias), o Templo De Umbanda e Caridade Caboclo Flecheiro D’ararobá (15 famílias), e o Ilê Axé Atotô Azauane (25 famílias).

As doações podem ser feitas, com agendamento prévio, no Sinspire, que fica localizado na Praça do Arsenal – Recife Antigo e nos canais para contribuição financeira (Crowdfulding, Kikante, e Transfêrencia / Depósito, via Instituto InterCidadania).

A campanha garante prestação de contas e toda logística que envolve diversos parceiros e transparência com a divulgação e atualização constante dos locais indicados e sobre quem está recebendo as doações. O contato direto com as redes @intercidadania, @sinspirehoje e @circularis_ é sugerido para facilitar o repasse de endereços e contatos de doadores, para os “Voluntários Anjos” cumprirem o roteiro de coleta.

ÁREAS CONTEMPLADAS COM AS DOAÇÕES: 

>> Casa de Mainha (Creche- 40 crianças) A Casa de Mainha, Cooperativa de catadores ProRecife
Faixa etária 02 a 06 anos
Rua Rio Moxotó 108 Ibura de Baixo- Recife

>> Cooperativa ProRecife ( 23 Famílias de Catadores)
Contato: Roberta
Rua Antônio Cardoso da Fonte N 483 – Imbiribeira RECIFE

>> Capela dos Santos Cosme e Damião ( 31 famílias)
Rua supere s/ñ – Recife
Vila Chico Mendes Areias Recife

>> Clube de Mães Zeppelim do Jiquiá ( 80 Famílias Assistidas)
Rua Zeppelin n.105 Jiquiá

>> Templo De Umbanda E Caridade Caboclo Flecheiro D’ararobá ( 15 familias Assistidas)
Rua Jardim Aguas Claras, N. 70 B, Águas Compridas – Olinda/ PE

>> Ilê Axé Atotô Azauane (25 famílias Assistidas)
Rua Compositor Nelson Ferreira, 170, Paulista

>> Comunidade Bairro do Recife Antigo ( 20 Famílias Assistidas)
Rua São Jorge – Recife Antigo ( Comunidade apoiada pelo HUB SINSPIRE)

>> Várzea Viva ( 20 famílias – N° aproximado )
Ação da Comunidade da Várzea

>> Associação Sócio Educativa Viva Pirrita ( 35 famílias)
Rua Maranhão Sobrinho, 73 Bairro: Pina – Eecife/PE

Ponto para Doações: Sinspire Hub – Praça do Arsenal – Recife Antigo e através de canais de doação (Crowdfulding / Kikante)
Dados para transferência / Deposito via Instituto InterCidadania:
Caixa Econômica – Agência 1584-9, C/C 1666-0, CNPJ 07.553.412/0001-06
Informações e contato: (81) 9 9740.0716 / @intercidadania, @sinspirehoje e @circularis

*Via Assessoria