Galo da Madrugada perde Ary Nóbrega artista responsável pelos desenhos e confecção dos carros alegóricos do bloco

Faleceu nesta terça-feira (07), aos 87 anos, o artista plástico e cenógrafo Ary Nóbrega. Há mais de 30 anos, Ary assinava a idealização e confecção dos emblemáticos carros alegóricos do gigante bloco Galo da Madrugada. O paraibano sofreu um AVC, durante uma sessão de hemodiálise, em um hospital da Hapvida, no Recife e não resistiu.

Os carros de Ary chamavam a atenção de quem acompanha os desfiles do Galo. Muita gente se identificava com os personagens que traziam traços da identidade do povo pernambucano. Nos últimos anos, Ary criou obras memoráveis, como o carro do Aniversário do Galo, o do Frevo Alto do Reino de Ariano Suassuna, o Landau de Chico Science, o carro que homenageou Lia de ItamaracáJ. Borges e outras dezenas.

Ary nasceu em 1934, na Paraíba e deixa seis filhos, oito netos, dois bisnetos e uma contribuição histórica para a cultura de Pernambuco. “Hoje tem carnaval no céu. Ele partiu pra organizar o bloco com Enéas”, disse Sandro Nóbrega, um dos filhos Ary.

“Ary Nóbrega foi uma grande figura. Um artista e ser humano inigualável. Era capaz de transformar qualquer ideia em uma alegoria. Era extremamente simples e infinitamente competente. Conviveu com o Galo desde a década de 80. Participou de desfiles importantes sempre com grande destaque e qualidade impressionante. É um pessoa que fará muita falta. Muito obrigado, Ary, por tudo que você fez para o Galo.” comentou Rômulo Menezes, diretor do Bloco.

As informações do sepultamento serão divulgadas pela família do artista, em breve.

*Via Assessoria