VJs se unem e usam projeções de vídeos e imagens para ações de conscientização e combate ao corona vírus no mundo inteiro

A arte continua sendo uma ferramenta que une ciência e beleza para falar para milhares de pessoas

Um grupo de VJs do mundo inteiro está mobilizando a população em uma ação coordenada de conscientização e informação contra a Pandemia do novo Corona Vírus. Destacando a importância do isolamento social, higienização, cuidado com os idosos e da empatia, dezenas de Vídeo Jockeys se uniram para levar esclarecimentos em países da Europa, Ásia e América do Sul através de projeções que acontecem em janelas de prédios, fachadas e paisagens urbanas. A ação ocorre pontualmente, todas as noites, às 20h.

“O Vjing é um instrumento muito potente e de alto impacto urbano. Criamos projeções que podem ser vistas por centenas de pessoas ao vivo e por mais milhares em compartilhamento de registros das ações.  Somos um grupo grande de artistas de várias expertises, vídeo makers, designers, jornalistas, poetas, todos juntos criando abordagens lúdicas e que façam bem para o corpo e para a alma”, conta Mozart Santos que encabeça as ações no Recife.

“Vai dar Tudo Certo”, “Ligue Para a Sua Avó”, “Fiquem Em Casa”, “Ficar Em Casa É o Remédio Mais Barato Contra o Corona Vírus” e “Todo Mundo Deveria Ter o Direito de Ficar em Quarentena” são algumas das muitas frases vistas todas as noites nas capitais.

O projeto surgiu da necessidade em conscientizar os moradores da periferia onde as informações geralmente demoram a chegar. “Os Centros da cidades estão ficando vazios. Mas nas periferias, as pessoas ainda não estão entendendo a gravidade da Pandemia. Muitas crianças, idosos e até os que não precisam sair para trabalhar, estão como se nada tivesse acontecendo, nas ruas, praças e calçadas, dos bairros. Estamos todos em Rede. Se cada um fizer o que pode, para combater, vamos conseguir sair dessa”, pontua o VJ Mozart.

Esta ação é uma mobilização social e não está encerrada apenas na participação dos VJs profissionais. Qualquer pessoa pode participar. Foi criado um método ensinando as pessoas que tem projetor em casa. Ela recebe um pack de imagens e pela sua janela faz a projeção e registra em foto e vídeo e compartilha usando a #projetemos, para as imagens rodarem o mundo. Quem não tiver projetor pode fortalecer o projeto com criação de conteúdo com ilustrações, fotos, vídeos e gifs.

“A hashtag #projetemos foi criada para juntar ideias de pessoas que estão em quarentena durante este momento tão difícil”, completa o VJ Spencer, que soma aos profissionais que atuam no combate ao vírus, em São Paulo.

vídeos e imagens como aliados, o que permite interações profundas, que facilitam a compreensão da cidade como uma composição viva que sente, dança e respira. A pessoa que está em casa de quarentena com um computador e um projetor pode apontar o projetor pela janela e pronto ja tem um potente ferramenta de difusão de informação, educação e transformação social.”

Desde o século 19 que existem pessoas fazendo projeções de imagens nas paredes. Com velas e placas de vídeo desenhadas levavam entretenimento para grupos de pessoas. Eram chamados os Lanternistas Viajantes. Nascia ali, os VJs. Hoje as Lanternas Mágicas são os projetores e as telas são as paredes de grandes prédios. A população segue com a necessidade de entretenimento e informação. A arte continua sendo essa ferramenta que une ciência e beleza para falar para milhares de pessoas.

*Via Assessoria