Bulindo no Caldinho anima Carnaval de rua de Boa Viagem com saída do Dona Lindu

Concentração começa a partir das 12h e desfile segue pela Avenida Boa Viagem

O tradicional bloco carnavalesco Bulindo no Caldinho, que há anos anima o autêntico Carnaval de Rua de Boa Viagem, realiza a sua 17ª edição no próximo dia 15 de fevereiro, com muitas novidades. Além de proporcionar mais conforto e segurança aos foliões, o bloco vai oferecer também mais espaço para a Festa de Momo. É que, pela primeira vez,  a concentração  vai acontecer no Parque Dona Lindu, de onde sairá o desfile da troça, a partir das 12h, mantendo o mesmo percurso  de sempre, com os foliões sendo puxados pela Avenida Boa Viagem até o Hotel Atlante Plaza, local onde realiza a tradicional parada e faz um tributo aos turistas hospedados, e retorna ao Dona Lindu pela rua Setúbal.

“O Bulindo no Caldinho prova sua essência de troça de rua por várias  características, entre elas: não há trio elétrico, aliás, nada elétrico, exclusivamente músicos com metais e percussão; não há cordão de isolamento; e para participar, apesar de ter camisas padronizadas à venda, não é obrigatório sua compra para se divertir na troça’, ressalta o publicitário Doryan Bessa, um dos fundadores da agremiação, lembrando que a Rua Setúbal, onde acontecia a concentração já se tornou pequena para tanta aglomeração.

Doryan, no entanto, faz um apelo para a compra das camisas (pelo whatsapp 98924.7368), pois são esses recursos que asseguram o desfile do bloco na rua, a cada ano. Este ano, o Bulindo no Caldinho conta com importante apoio da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes, da Fundação de Cultura do Recife e do Parque Dona Lindu.

Uma grande estrutura com tenda de circo para abrigar os foliões, uma bateria de bar, food truck, tablado para os shows, wcs químicos, segurança, bombeiro civil, entre outros atrativos, estarão em pleno funcionamento, no Parque Dona Lindu. E para fazer a animação dos 5 mil foliões esperados para este ano estão confirmados entre as atrações o Maracatu Kangoma, com cerca de 55 integrantes liderado pelo mestre Adrim Aron; a estreia do “Bulindo com Você”, uma trupe com 11 artistas formados pelos grupos Pernambucaneando e Bacia D’Agua, com a liderança do  maestro Parrô e do famoso personagem Véio Magaba, fazendo um musical com paródia, embolada e improviso.

“Vamos bulir com quem estiver por lá” informa com sua irreverência de sempre o artista Walmir Chagas, que assume o personagem Véio Mangaba. E em seguida, como atração principal, a orquestra de frevos A Venenosa de Vitória de Santo Antão formada por 43 músicos sob a regência do maestro Silvano com seu clarinete.  Doryan Bessa também promete surpreender os foliões este ano, com a palhinha de alguma celebridade, cujo nome prefere não divulgar ainda. Em ano de eleições municipais, a troça também deve atrair alguns dos pré-candidatos a prefeito e vereadores da cidade. A organização do bloco convidou todos prefeituráveis do Recife para o desfile.

HISTÓRIA – Fundado em janeiro de 2004, o bloco Bulindo no Caldinho surgiu a partir de uma conversa de quatro amigos, que combinaram de se reunir na Barraquinha do Vovô, em um dia de domingo, para beber uma Pitu e tomar uma cerveja gelada, saboreando um caldinho de feijão, na Praia de Boa Viagem. Alexandre Ferrer, Doryan Bessa, Cleiton Pinteiro e Laudenor Lins (in memoriam) decidiram então criar uma troça de carnaval para reviver o tradicional Carnaval de rua em Boa Viagem, que havia acabado.

Doryan Bessa criou o nome e a marca, Alexandre Ferrer garantiu a Pitu como patrocinadora oficial, Cleiton Pinteiro foi atrás de outros patrocinadores e Laudenor Lins, na época, organizou a logística para a saída da Troça. Assim, estava formada a Troça Carnavalesca, Gastronômica, Erótica, Cultural e Etílica Bulindo no Caldinho, com saída definida para o sábado que antecedia o Carnaval.

“Parecia até concentração do Bloco da Parceria (sic), tanto era a aglomeração e a alegria contagiante dos poucos que estavam aguardando a saída do Bulindo no Caldinho naquele ano. Com a irreverência de uma troca carnavalesca, gastronômica, erótica, cultural e etílica, o bloco concentrou na rua Baltazar Passos esquina com avenida Boa Viagem e desfilou em plena avenida com cerca de 100 participantes acompanhando a orquestra de frevos A Venenosa, vinda de Vitória de Santo Antão, lembra Doryan como se fosse hoje.

No ano seguinte, em 2005, o sucesso se repetiu, ampliando o número de foliões, sendo novamente arrastada pela mesma orquestra de frevo. Já em 2006, surgiram algumas dificuldades como o falecimento de Laudenor Lins, um dos fundadores do bloco e a desistência do Vovô que fazia o caldinho para vender, que também deixou de participar.  “No entanto, tudo isso serviu de estímulo para se fazer o melhor Carnaval. E daí em diante, não paramos de “bulir”. Estamos nos preparando para o 17º Carnaval. E como nada é eterno, exceto a mudança, estamos mudando a concentração para o Parque Dona Lindu”.

Homenageados – Em todos esses anos, foram feitas homenagens a pessoas com afinidades aos conceitos do bloco, em 5 categorias específicas. Entre os que já receberam essas homenagens: Troça Carnavalesca –   Karina Zapata (o “Diabo Louro”), Getúlio Cavalcanti e Bubuka Valença, entre outros; Troça Gastronômica, entre tantos, César Santos, Beto Mergulhão, Biu do Ilha, André Araújo; no conceito Troça Erótica, Gretchen, Reginaldo Rossi, Pink, Maria do Céu, etc; Troça Cultural, foram Germano Haiut, Roger de Renor, Raimundo Carrero; Troça Etílica com o ex-ministro Gustavo Krause, a dra. Socorro Lapenda, Edival Hermínio (bodega do Véio), entre tantos outros.

Em 2009, quando o parque Dona Lindu estava em construção foi usado o tema: BULINDO NO PARQUE. Agora, com a mudança da concentração para o Dona Lindu, o tema se repete para BULINDO NO PARQUE 2. “Sem dúvida de errar e sem arrogância, o Bulindo no Caldinho representa o melhor e autêntico Carnaval de rua de Boa Viagem”, afirma Doryan Bessa.

SERVIÇO

BLOCO BULINDO NO CALDINHO
Quando: 15 de fevereiro, a partir das 12h;
Concentração: Parque Dona Lindu (Avenida Boa Viagem, s/n)
Camisa = R$ 40,00 (à vista ou cartão)
Venda de Camisas e informações: 81.9.8924.7368 (whatsapp)
Facebook/bulindonocaldinho
Instagram/bulindonocaldinho

*Via Assessoria