Um Espião Animal – Crítica

“Um Espião Animal” estreia nesta quinta (23) nas salas de cinema do Brasil satirizando filmes de espionagem e trazendo mensagem de trabalho em equipe e solução de conflitos sem o uso da violência

“Um Espião Animal” se apoia em toda a premissa dos longas de espionagem, como “Secret Agent” (1936), a eterna franquia “007”, a Quadrilogia “Bourne”, “Kingsman” e etc, porém de um modo inocente e divertido. O filme chega aos cinemas nesta quinta (23) trazendo um novo olhar para paródias do gênero. Com animação bem produzida e personagens construídos a partir das características físicas e trejeitos dos seus dubladores originais, o longa é a estreia da dupla de diretores Nick Bruno e Troy Quane.

No novo longa do estúdio Blue Sky, também responsável pela franquia ‘A Era do Gelo’, Sterling (Will Smith na versão original, Lázaro Ramos na brasileira) é um agente secreto famoso entre os colegas de profissão por ser extremamente competente e resolver casos sozinho. Porém, na volta de uma das missões, ele é acusado injustamente de traição graças à uma armadilha do vilão Killian, que busca se vingar do herói por um erro do passado, e é quando Marcy (Rashida Jones em inglês, Taís Araújo em português), promotora da Agência, ordena a prisão do espião.

Resta ao protagonista a alternativa de recorrer a ajuda do jovem Walter (Tom Holland), um brilhante e excêntrico cientista, que teria sido demitido por ele naquele dia mais cedo por fabricar artigos que não correspondiam à maneira de combate do agente. Porém, Lance lembra que Walter havia comentado estar trabalhando numa fórmula da invisibilidade. Empolgado com a perspectiva de se tornar invisível e partir em busca do vilão, Lance vai a casa do jovem cientista e bebe o líquido antes de Walter terminar a preparação e, para sua surpresa, acaba sendo transformado em um pombo.

O espião então precisa encontrar maneiras de combater o exército de drones assassinos e a garra biônica do vilão para retomar a confiança da agência e não ser preso. Para isso, vai contar com a ajuda do cientista e de outros pombos que a dupla encontra durante a jornada.

O longa constrói uma situação de oposição entre os dois protagonistas: Lance quer resolver tudo com armas e punhos, já Walter é um sujeito a favor da conversa e de invenções eficientes nas batalhas e, é claro, com muita purpurina, que, como o próprio define, “ativa a serotonina, fazendo todos ficarem felizes e não quererem mais brigar”. A convivência dos dois no “combate ao mal” gera situações hilárias, fazendo o filme ser leve e engraçado.

‘Um Espião Animal’ apresenta boas piadas, baseadas no cotidiano jovem e recheada de memes, acompanhada por cenas de ação muito envolventes e coloridas tendo a comédia como tema constante da produção. É um longa divertido e agradável, que usa a linguagem dos filmes de espionagem para trazer belas mensagens de trabalho em equipe e de que não é preciso violência para se resolver conflitos. O filme deve conquistar não só as crianças, mas toda a família.

Por Marta Souza