Show gratuito marca lançamento de frevo inédito da Banda de Pau e Corda após 30 anos

Grupo tradicional do estado se apresenta com o parceiro Marcello Rangel

A tradicional Banda de Pau e Corda se uniu a um dos destaques da nova cena pernambucana, Marcello Rangel, no frevo “Quer mais o quê?”, disponível nas plataformas digitais desde o dia 20 e lançado em show gratuito nesta quarta-feira (29), no Casarão Magiluth, na Rua da Glória, a partir das 20h. Marcelo Melo, do Quinteto Violado, será o convidado especial da noite.

É o primeiro frevo inédito do grupo desde 1989, ano de publicação do disco “O outro lado da banda”, inteiramente dedicado ao gênero e gravado com a Orquestra do Maestro Duda. A música, composta por Rangel, tem arranjo de Zé Freire e produção musical de José Nilton. O clipe tem direção de Diego Araújo. Ambos estarão disponíveis em todas as plataformas digitais a partir de meia-noite.

“É um frevo com linguagem bem contemporânea. Fala de se perder no carnaval e se encontrar no frevo. É muito poético. Apesar de não ser compositor de frevo, Marcello fez um frevo marcante”, elogia o cantor Sérgio Andrade. Além dele, integram a formação atual Júlio Rangel (viola e vocal), Zé Freire (violão e vocal), Yko Brasil (flauta transversal), Sérgio Eduardo (contrabaixo) e Alexandre Baros (bateria e vocal).

Com sonoridade sedimentada nos três pilares da Banda de Pau e Corda – flauta, viola e vocais – “Quer mais o quê?” têm a mesma sintonia dos outros frevos gravados e executados pelo grupo, especialmente na década de 1970. Apesar dos 30 anos sem registros fonográficos inéditos, o gênero centenário sempre esteve no repertório, tanto no Brasil quanto no exterior, em países como Argentina, Argélia, Lisboa e China.

O single, voltado para o período de Momo, estará no próximo álbum do grupo, previsto para o meio do ano e ainda sem título definido. “Normalmente, a banda faz uma audição interna, inclusive com a presença do produtor, que desta vez será remota”, explica Sérgio.

O lançamento ocorre cerca de um ano após o comemorativo “Banda de Pau e Corda: 45 anos ao vivo” (Kuarup Music), gravado durante show no Cine Theatro Vallourec, em Belo Horizonte, com os destaques da trajetória. Os 45 anos, na verdade, foram completados em 2017, mas o falecimento de Eduardo Andrade, integrante desde a criação, adiaram os planos do grupo.

A relação da Banda de Pau e Corda com Marcello Rangel já rendeu, antes de “Quer mais o quê?”, a participação do jovem artista em um show da banda e no projeto Cantoria Agreste – encontro de Marcelo Melo (Quinteto Violado), Sérgio Andrade (Banda de Pau e Corda), Gennaro (ex-Trio Nordestino) e João Netto -, além de apresentação conjunta de Marcello e Sérgio no Gerações Musicais, da Arte Plural Galeria.

ORIGEM

A Banda Pau e Corda surgiu em dezembro 1972 com a proposta de valorizar os ritmos nordestinos, misturando música e poesia. Era constituído originariamente por Roberto Andrade (bateria), Waltinho (violão), Sérgio (voz), Paulinho (baixo), Netinho (viola) e Beto Johnson (flauta).

Ao longo do tempo, a formação foi mudando bastante, com os três irmãos Sérgio, Roberto e Waltinho como elo de ligação com as origens do grupo. Em 2017, dois dos fundadores faleceram: Roberto Andrade, em agosto, e Paulinho, em dezembro.

SERVIÇO
Show gratuito de lançamento do frevo “Quer mais o quê?”, da Banda de Pau e Corda com Marcello Rangel
Quando: 29 de janeiro às 20h
Onde: Casarão Magiluth (Rua da Glória, 465, Boa Vista). A casa abre às 18h
Disponível em todas as plataformas digitais e no YouTube

*Via Assessoria