Peça sobre Liberdade Feminina – 10 e 11 de janeiro.

2020 começa com espaço para reflexão, poesia e sensibilidade. O espetáculo “Ainda escrevo para elas”, monólogo de Natali Assunção, sob direção de Hilda Torres e Analice Croccia, chega, nos dias 10 e 11 de janeiro, ocupando novos espaços: o Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa – Varadouro, Olinda) para um olhar delicado sobre o cotidiano feminino, suas liberdades e opressões diárias.
É sobre liberdade e aprisionamento. É sobre escuta e também sobre fala. É sobre espelhar-se na outra e dar as mãos. É sobre sentir, expandir, fluir. É sobre voar, abraçar, chorar, queimar e renascer. É sobre sentir. É sobre ser.
O projeto “Narrativas de uma memória em chamas”, idealizado por Natali Assunção, trata sobre liberdade e aprisionamento no cotidiano feminino mergulhando na linguagem documental passando pela literatura, por um ensaio fotográfico, um filme e desaguando em um monólogo que fricciona os relatos à um texto ficcional de Mia Couto. Além disso, a dissertação “Narrativas de uma memória em chamas: Uma experiência em teatro documentário”, a ser defendida no dia 10 de fevereiro de 2020, no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), costura pensamentos e vivências desse processo.
11 mulheres de diferentes realidades sócio-econômico-sociais trouxeram suas vivências. A partir daí, Natali Assunção e a fotógrafa Thaís Salomão (@ths.salomao) levaram essas provocações e estímulos à pele por meio do ensaio fotográfico “Espelhos” cuja primeira exposição aconteceu em janeiro de 2019 no Sebo Casa Azul e a segunda, em outubro do mesmo ano, ocupou o Sinspire. Em seguida, Natali, a Assunção, e a montadora Nataly, a Barreto, estruturaram o longa “Narrativas” que traz as 11 mulheres em primeira pessoa. Por fim, sob direção de Analice Croccia e Hilda Torres, realiza-se o monólogo “Ainda escrevo para elas” que engloba essa linha metalinguística entre o documental e o ficcional abrangendo o processo e sua culminância.
Serviço:
Dias 10 e 11 de janeiro
19h30min
Teatro Fernando Santa Cruz (Mercado Eufrásio Barbosa – Av. Joaquim Nabuco – Varadouro, Olinda)
Contato: @memoria_em_chamas
Arte: @analicecroccia
Fotografias: Li Buarque