Dia da Saudade é comemorado nesta quinta-feira (30 de janeiro)

Data é dedicada ao sentimento da nostalgia de momentos felizes vividos e de entes queridos que já partiram 

A saudade é um sentimento que todo mundo já experimentou um dia. Seja pela falta de um ente querido ou animal de estimação que já partiu, lugares visitados, momentos felizes vividos ou até mesmo de objetos materiais possuídos. Tratado em verso e prosa por muitos poetas e escritores, este sentimento tem uma data especial no calendário brasileiro. No dia 30 de janeiro é “comemorado” o Dia da Saudade, com o intuito de recordar a memória de parentes e amigos falecidos e as doces lembranças de tempos bons, como a infância e adolescência.

De acordo com a psicóloga do luto do Grupo Vila, Beatriz Mendes, a saudade é um sentimento que vem da sensação de ausência de alguém que foi muito importante para nós ou de uma experiência marcante. “Quando a gente fala sobre a perda de um ente querido, não podemos esquecer da história e do vínculo que foi rompido diante da morte, além da impossibilidade de reviver tudo de forma concreta. Como sentir aquele abraço e aquele cheiro novamente, ficando apenas as lembranças dos momentos vividos” observa.

Para lidar com a saudade das pessoas que já partiram, de forma saudável, é preciso acolher e entender que a saudade é um sentimento possível e natural. “Sentindo saudade a gente reconhece que é um sentimento que pode sim evocar uma tristeza, choro e a necessidade de compartilhar o que está sentindo com alguém”, frisa a psicóloga do luto.

Mas para que esse sentimento não se torne prejudicial para a vida dos enlutados, cada um deve encontrar formas de amenizar a saudade que façam sentido, pois não há como mudar a situação de morte. “Diante da saudade o que a pessoa sente que amenizaria ou que poderia ser um afago? Tem pessoas que quando a saudade aperta fazem coisas que faziam com o ente querido que partiu. Já outras buscam a espiritualidade nesse momento. Não dá para gente ter uma receita em relação a isso. Buscar de modo ativo maneiras de amenizar a saudade é um caminho para que ela seja saudável”, destaca Beatriz Mendes.

Origem da palavra saudade – A palavra saudade provem do latim “solitas”, que significa “solidão”. Há alguns mitos e curiosidades sobre a palavra. Muitos acreditam que ela é exclusiva da língua portuguesa, o que não é verdade. Na língua polonesa, por exemplo, a palavra “tesknota” possui o mesmo significado da saudade em português. Já para os alemães, a tradução do sentimento de falta é o “sehnsucht”. No entanto, a melhor definição de saudade é aquela que cada um consegue dar, não ficando restrita a um verbete do dicionário.

*Via Assessoria