ONG CasaRosa realiza Bingo Solidário para dar continuidade às atividades



O evento será realizado nesta quarta (8), reforçando as ações do Dia Internacional da Mulher

Março começa com uma data importante para o calendário: o dia 8, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Tal data será lembrada com destaque pela ONG CasaRosa, que na próxima quarta-feira (8), a partir das 15h, realiza a segunda edição do Bingo Solidário, cuja intenção é apresentar o trabalho expressivo da instituição e, claro, arrecadar recurso financeiro para dar continuidade à assistência de mulheres em situação de vulnerabilidade social, procedentes do interior de Pernambuco e que precisam realizar tratamento de quimioterapia e radioterapia nos hospitais públicos do Recife.

O evento, que será dirigido pelas responsáveis da organização, Bruna Trajano, Cristina Maranhão e Kadja Camilo, será realizado na Arcádia Paço Alfândega, com apresentação e cerimonial de Tatiana Marques, e reunirá vários mimos cedidos por empresas e vários artistas locais. “Realizamos a primeira edição, em 2016, e foi um sucesso. O montante arrecadado durou por muitos meses e esperamos ter novamente o apoio da sociedade para que possamos pagar as despesas básicas da casa e assim manter esse trabalho que sobrevive essencialmente de doações”, lembra Cristina Maranhão. Interessados em abraçar essa causa poderão adquirir o ingresso por R$100, que inclui a cartela e o coquetel, disponíveis na própria ONG, na Encruzilhada, ou em lojas como Fino Selo (Zona Sul) e Avesso (Zona Norte).

Apoiadores:

Pousada Canto do Porto, Spa Espaço Verde, Marulhos Suítes Resort, Marília Didier, Thina Cunha, Adroaldo Tapetes, Roberto Cavalcanti, Josefinna, Dona Santa, Tutu, Fullanna, Summerville, Náiade Lins, A. Carneiro Home, Fino Selo, Elza’s Espaço de Beleza, Kisu, LivFarma e Cristina Soares, entre outros.

Mais detalhes da ONG CasaRosa

A manutenção, que é toda feita em cima de doações (pessoas físicas e jurídicas), incluindo a força de voluntários como assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas, requer os mais variados itens, como alimentos, produtos de higiene pessoal e outras necessidades das mulheres albergadas. Para que possam ter esse suporte, inclusive para as acompanhantes, é preciso que haja o encaminhamento do serviço médico ou através do serviço social de locais como Oswaldo Cruz, IMIP, Hospital das Clinicas, Barão de Lucena e Hospital do Câncer. “Elas podem ficar conosco durante todo o tratamento, geralmente, em torno de 40 dias, incluindo os finais de semana. Na intenção de acolher bem, fazendo com que se sentam em casa, com privacidade, prezamos apenas por mulheres, sendo uma das poucas entidades do segmento com gênero específico na região”, reforça uma das diretoras, Kadja Camilo.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama representa o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele. Estima-se por cerca de 25% de casos novos a cada ano e para 2016 a incidência deve chegar em 57.960 para os mais variados tipos nessa área do corpo. “A mamografia ainda é temida por muitas mulheres pelo medo do diagnóstico e o incômodo da compressão, contudo é fundamental realizar o exame pelo menos uma vez ao ano, principalmente aquelas com idades a partir dos 40 anos, na intenção de detectar lesões precoces, não palpáveis em estágio subclínico. Pesquisas mostram claramente que quando a doença é descoberta no início, a chance de sucesso no tratamento supera os 90%”, completa Cristina Maranhão.


Compras e doações

Interessados em contribuir com o trabalho da CasaRosa também podem adquirir produtos institucionais como camisas, canetas, canecas, moleskines, nécessaires, porta documentos, mochilas e etc, cuja renda será totalmente para a assistência das mulheres em trânsito, ou mesmo doar produtos que são necessários no dia a dia. Aos que buscam fazer isso de forma fixa, como mantenedores, a conta corrente é: Banco Itaú – agência 1632 c/c 25388-4 (Associação de Assistência às Mulheres com Câncer de Mama de Pernambuco).


Palestras

Vale lembrar que a ONG também está à disposição, mediante aviso prévio, para palestras e eventos de esclarecimento em empresas, escolas e afins, inclusive para homens, que podem atuar como facilitadores das informações e estimular a prevenção de parceiras e familiares. Outras informações: 81 | 3129-7761.


*Via assessoria