Cepe expõe na Arte Plural obras em homenagem à Revolução de 1817

 


Com curadoria de Raul Córdula, exposição 17 por 12 é composta por pinturas e desenhos Inéditos, feitos por artistas locais, que tematizam importantes aspectos do histórico episódio

Há muito tempo cantada em prosa e verso, a Revolução Pernambucana de 1817 – “a única revolução brasileira digna desse nome”, segundo o historiador Oliveira Lima – ganhará, às 19h do próximo 10 de janeiro, uma expressiva homenagem no campo das artes plásticas. É quando acontece a abertura da exposição 17 por 12, realizada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), com apoio da Arte Plural Galeria, onde as pinturas e desenhos ficarão em exposição até 10 de fevereiro, sempre das 13h às 19h (de terça a sexta-feira) e das 16h às 20h (sábados).

Motivada pelo bicentenário de um dos episódios históricos que mais concorreram para Pernambuco ficar conhecido como o “Leão do Norte”, a exposição, com curadoria do pintor e crítico de arte Raul Córdula, é composta por 12 obras de artistas locais (ou aqui radicados), produzidas exclusivamente para o evento e para o calendário Cepe de 2017, peça que todos os anos aborda temas ligados à história e à cultura pernambucana.

Com total liberdade artística, as obras focalizam importantes aspectos da Revolução de 1817, como a cena em que o capitão José de Barros Lima, o “Leão Coroado”, mata um oficial português, dando início à luta; e a benção pública da bandeira pernambucana. “Os doze artistas convidados trabalharam sob a inspiração de temas propostos, numa sequência destinada a mostrar simbolicamente aquele momento heroico”, diz Raul Córdula.

De acordo com a ordem cronológica do calendário, participaram os seguintes artistas: Jeims Duarte, Helder Santos, Daaniel Araújo, Bruno Vilela, Beto Viana, Plínio Palhano, Jéssica Martins, Gio Simões, Roberto Ploeg, George Barbosa, Renato Valle e Rinaldo Silva. Com preços variados, as obras podem ser adquiridas pelo público na própria Arte Plural Galeria.

Na ocasião, também serão expostas telas do pintor Antônio Parreiras, produzidas em 1918, quando da comemoração dos 100 anos da Revolução. São elas: Benção das bandeiras de 1817 (do acervo do Arquivo Público de Pernambuco), Julgamento de Frei Miguelinho (Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte) e José Peregrino (Palácio da Redenção, João Pessoa, Paraíba).

A mostra 17 por 12 abre oficialmente a agenda de exposições da Arte Plural em 2017, ano no qual o espaço completa 12 anos de atuação. Durante sua trajetória, a APG já realizou 73 mostras, abrindo espaço para artistas locais e democratizando o acesso do público recifense à cultura. Além de exposições, a Arte Plural recebe também shows musicais – boa parte deles inserida no projeto Gerações Musicais –, lançamento de livros e atividades de intercâmbio entre diferentes manifestação artísticas.

SERVIÇO:

Exposição 17 por 12, em homenagem à Revolução Pernambucana de 1817

Vernissage: terça-feira, 10 de janeiro de 2017, às 19h.

Onde: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140 – Bairro do Recife)

Período de exposição: de 11 de janeiro até 10 de fevereiro (de terça a sexta-feira, das 13h às 19h; aos sábados, das 16h às 20h). Entrada gratuita.

Realização: Companhia Editora de Pernambuco (Cepe)

Mais informações: 3424.4431

 

*Via assessoria