Evite queimaduras com fogos de artifício

 


As festas de fim de ano estão chegando e a presença de fogos de artifício é indispensável em muitas comemorações. Mas além de produzirem bonito espetáculo, se manuseados de forma incorreta eles são perigosos. “As queimaduras provocadas por esses artefatos podem ser bastante graves”, alerta o cirurgião plástico Marcelo Borges, coordenador do SOS Queimaduras e Feridas do Hospital São Marcos, no Recife.

Apenas em 2015, a unidade de saúde atendeu 25 pacientes com queimaduras ocasionadas por fogos. Para evitar acidentes, dicas simples podem ser adotadas. A primeira é no momento da compra: verifique a validade e origem dos fogos e não utilize materiais de fabricação caseira. Outro fator fundamental para garantir a segurança é seguir corretamente as instruções do fabricante. Além disso, nunca aponte os fogos na direção de outras pessoas ou da rede elétrica e não permita que crianças manuseiem o produto. “Também fazemos um alerta importante sobre a ingestão de bebidas alcóolicas. Com a perda dos reflexos, o risco de acidentes aumenta. Portanto, é prudente que a pessoa que irá manusear os fogos durante as festas não tenha bebido”, reforça o cirurgião.

Em caso de queimadura:

– Se houver chamas nas roupas ou cabelos, role a vítima no chão ou utilize um cobertor para apagar o fogo;

– Lave o ferimento em água corrente, mas não utilize sabão;

– Não coloque gelo, pois isso queima ainda mais a pele e piora o ferimento;

– Não utilize manteiga, pomadas ou outras substâncias;

– Evite tocar na área queimada;

– Procure atendimento médico.

Referência – O SOS Queimaduras e Feridas possui mais de 40 anos de trabalho. O serviço referência oferecido inicialmente pelo Hospital São Marcos foi extendido aos demais Hospitais da Rede D’Or São Luiz em Pernambuco – Esperança Recife e Esperança Olinda. Pioneiro, o serviço foi o primeiro implantado em hospital privado em todo Norte e Nordeste. A equipe atende em média 1.500 novos pacientes a cada ano.

 

*Via assessoria