18º FRTN recebe Seminário Internacional de Crítica Teatral


Atividades acontecem a partir deste domingo (20) com entrada franca ao público

Dentro da parte formativa do 18º Festival Recife do Teatro Nacional, acontece de domingo (20) a terça-feira (22), o  Seminário Internacional de Crítica Teatral (SICT), no Teatro Apolo, Bairro do Recife. Com o tema “Teatro como encontro entre mestres e aprendizes”, a atividade propõe uma reflexão sobre as relações, a formação do teatro e suas transformações, a partir das possibilidades das trocas contínuas de conhecimento. Na ocasião o SICT faz uma homenagem ao jornalista Luiz Maranhão Filho.

A atividade, aprovada pelo FUNCULTURA, será realizada pela Renascer Produções Culturais, e pretende ampliar as relações entre mestres e aprendizes na trajetória teatral. O espaço do encontro é fundamental para se observar a necessidade da troca artística como mola dialética na construção de pensamentos contemporâneos sobre o teatro. Da programação constam palestras com profissionais de Pernambuco e do exterior, como a participação da teatróloga e pesquisadora russa, Elena Vassina, finalista do prêmio Jabuti e atualmente professora da USP. O Seminário Internacional de Crítica Teatral tem entrada franca ao público que pode fazer sua pré-inscrição através do link: https://goo.gl/snT0G7

Confira abaixo a programação:

Dia: domingo, 20 de novembro, das 14 às 18h

– Homenagem a Luiz Maranhão Filho, cronista teatral do Diário de Pernambuco na década de 1940, também jornalista, radialista, professor, dramaturgo e diretor teatral.

– Palestra: Como se forma e se quebra a tradição teatral: mestres e discípulos do teatro russo, com Elena Vassina (Rússia/SP).

Elena Vassina: Teatróloga e pesquisadora russa, com doutorado e pós-doutorado pelo Instituto de Pesquisa da Arte (Rússia/Moscou), finalista do prêmio Jabuti 2016, autora de múltiplos ensaios dedicados à análise dos problemas da linguagem artística do teatro do século XX, à poética do drama moderno e à história do teatro russo. Atualmente é professora da USP, nos projetos da pesquisa do Programa da Pós-Graduação em Literatura e Cultura Russa.

Diego Albuck (Mediador/provocador): Formado em Letras pela UFPE e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, é também dramaturgo, roteirista, tradutor e pesquisador nas artes cênicas e audiovisuais, com ênfase em dramaturgia, mídias e ficção científica.


Dia: segunda-feira, 21 de novembro, das 14 às 18h

– Palestra: A arte solitária do autor.  A criação dramatúrgica. Com João Denys (PE) e Paulo Vieira (PB).

João Denys: Dramaturgo, encenador, ator, cenógrafo, figurinista, maquiador, iluminador e programador visual, é ainda professor e pesquisador do Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Paulo Vieira: Dramaturgo, diretor, ator, romancista, roteirista, professor do Curso de Teatro da UFPB

Vinícius Vieira (Mediador/provocador): Formado em Jornalismo e Interpretação Teatral, é especialista em docência do Ensino Superior (Fafire), onde desenvolveu pesquisa sobre Teatro, Gênero e Sexualidade na Educação.


Dia: terça-feira, 22 de novembro, das 14 às 18h.

– Palestra: A arte secreta da crítica – o exemplo de Sábato Magaldi, com Ivana Moura (PE), Astier Basílio (PB) e Elton Bruno Siqueira (PE)

Ivana Moura (PE): jornalista, crítica de teatro, escritora e produtora cultural. Idealizadora e editora do Blog Satisfeita, Yolanda?. Mestra em Teoria da Literatura (UFPE), com especialização em Jornalismo e Crítica Cultural (UFPE). Integra a DocumentaCena – Plataforma de Crítica e a Associação Internacional de Críticos de Teatro – AICT-IACT (www.aict-iatc.org), filiada à UNESCO.

Astier Basílio (PB): Pernambucano de Vitória de Santo Antão, radicado na Paraíba há muitos anos. Jornalista, crítico de teatro, ficcionista, dramaturgo e poeta. Também foi editor do suplemento Correio das Artes (2010) e do suplemento cultural Augusto, do Jornal da Paraíba (2005 a 2006). Atuou como repórter, crítico de literatura e de teatro do mesmo jornal. Foi subeditor de cultura do jornal A União e colunista do seu Caderno 2.

– Palestra: O crítico como leitor de crítica, com Elton Bruno  Siqueira (PE).

Elton Bruno Siqueira (PE): Graduado, Mestrado e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE.

Isabelle Barros (PE) (Mediadora/provocadora): Formada em Comunicação Social – Jornalismo (UFPE), Mestre em Comunicação Social pela UFPE. Atriz formada pelo Curso de Interpretação Para Teatro do SESC Santo Amaro, é também diretora de teatro e repórter do Caderno Viver, do Diario de Pernambuco.

Serviço:

Seminário Internacional de Crítica Literária

Quando: de 20 a 22 de novembro (domingo à terça-feira)

Horário: das 14h às 18h

Local: Teatro Apolo, Rua do Apolo, 121, Bairro do Recife

Informações e inscrições gratuitas: https://goo.gl/snT0G7

 

*Via assessoria