Alceu e Michiles regem o Galo da Madrugada 2017

 


Na tarde desta quinta-feira, 22 de setembro, no Palácio Enéas Freire na Rua da Concórdia, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada, vulgo o maior bloco carnavalesco da Terra, anuncia os homenageados do carnaval 2017: “Alceu Valença e Jota Michiles – Guerreiros do Frevo”.

Em seu quadragésimo desfile, no sábado de Zé Pereira, dois ícones do Frevo, de importância dispensável de comentários, estarão vivos e com muita saúde de carnaval, regendo o desfile do Galo em 2017. Serem homenageados em vida, não tem preço, é algo que transcende o especial, e eles merecem. Alceu Valença é um dos artistas pernambucanos mais conhecidos no Brasil e no mundo, mestre em estampar nossa cultura através dos nossos ritmos singulares. São de Alceu grandes sucessos da música brasileira como “Tropicana”, “Tesoura do Desejo”, “Belle de Jour”. Já Jota Michiles é um dos compositores no qual seus Frevos são cantados incessantemente no carnaval pernambucano. É dele “Diabo Louro”, Roda e Avisa”, “Me Segura Senão Eu Caio”, que são hinos nas ladeiras de Olinda, e no carnaval multicultural do Recife. Jota e Alceu formam uma dupla com perfeito encaixe quando o assunto é Frevo rasgado, um compõe e o outro canta, e assim quem ganha é o carnaval de Pernambuco.

O Galo da Madrugada é o carnaval brasileiro no sábado de Zé Pereira, ou seja, os olhos do Brasil e do mundo focam o tradicional bairro de São José no Recife, que é a maior metrópole do norte e nordeste. Então esta cidade merecia ter algo tão faraônico que em um único dia faria parar um país em nome de uma singular cultura carnavalesca. Isto foi plantado há quarenta anos, e desde 1994, O Galo da Madrugada é tido como o maior bloco de carnaval do planeta, título reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes. A cada ano, outros blocos pelo Brasil reivindicam este título, como o Cordão da Bola Preta, no Rio de Janeiro, e até o Muriçocas do Miramar, de João Pessoa, mas O Galo ainda detém este prestígio, e não desmerecendo os colegas dos outros estados, os pernambucanos não vão deixar, são barristas por natureza.

Alceu e Michiles merecem esta homenagem em vida, já que tanto fizeram, fazem e continuarão fazendo pelo carnaval de Pernambuco. A parceria musical entre os dois presenteia cada folião que acompanha o desfile do Galo, que por muitas vezes apenas são levados num buruçu de gente “cá mulesta das cachorras”, e sendo mais específico, chega a quase dois milhões de pessoas atrás de um “negoço” que faz o povo chorar quando o sábado se finda.

 

*Vi assessoria