O céu do Brasil vai ganhar as cores de Pernambuco. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado e a Azul Linhas Aéreas personalizaram um jato Embraer 195, com 118 assentos, com a nova campanha “Pernambuco, Coração do Nordeste”. A aeronave vai cortar o céu brasileiro levando o nome do Estado para todo o Brasil. O batismo do equipamento, que se chama “Pernambuco é Azul”, aconteceu nesta quinta-feira (18), às 12h05, no Aeroporto Internacional do Recife. Assim que estiver na pista local, o avião recebeu jatos de água do Corpo de Bombeiros, em parceria com a Infraero, em um simbolismo tradicional nos batismos realizados em todo o mundo.
Além do batismo do jato, o governo de Pernambuco preparou uma série de ações para divulgar o destino e a aeronave. Para este voo de quinta-feira (18), a divulgação começou no embarque, em Guarulhos, quando os passageiros receberam fones de ouvidos com a marca “Pernambuco Coração do Nordeste”. No serviço de bordo, foram distribuídos mini bolos de rolo. Durante o voo, o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, falou sobre as ações para os passageiros. A banda pernambucana Fulô de Mandacaru recepcionou os passageiros ainda dentro do avião.
Após o pouso, o governador Paulo Câmara, o secretário de Turismo, Felipe Carreras, e o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, o superintendente da Infraero, Alexandre Oliveira da Silva, cortaram a fita com brinde com espumante do Vale do São Francisco. Os passageiros que descerem no Recife também participarão do brinde e foram recebidos por personagens da cultura pernambucana embalados pelo forró da Fulô de Mandacaru. Em seguida, foi realizada uma apresentação para a imprensa e o trade pernambucano sobre as ações de divulgação e venda do destino entre o Governo de Pernambuco e a Azul Linhas Aéreas.
“O Governo de Pernambuco reconhece na Azul uma grande parceira para que o nosso Estado siga acumulando conquistas. E essa ação vem para reforçar a nossa disposição de investir cada vez mais em iniciativas que dialogam com o Pernambuco que queremos: com mais turismo, mais movimentação econômica, mais emprego e renda. Tenho certeza de que essa aeronave levará muito mais do que o nome do nosso Estado em sua fuselagem. Levará o coração e o desejo de receber bem do povo pernambucano”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara.
“Pernambuco está em uma crescente no turismo e o aeronave Pernambuco é Azul faz parte deste momento. Fomos o único estado em que as atividades turísticas cresceram no primeiro semestre deste ano. Enquanto todo o Brasil apresentou uma média de queda de 2,4%, crescemos 2%. Mas sempre vamos em busca de mais, por isso montamos esta série de ações que têm como finalidade aumentar a chegada de visitantes para nosso estado”, afirmou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, Felipe Carreras.
“Este é um marco muito importante da Azul, que terá o primeiro voo decolando do Recife diretamente para Orlando. A capital pernambucana está hoje conectada a todas as capitais e a diversas cidades do interior do Nordeste por meio de nossos voos, o que nos permitirá ligar toda uma região aos EUA. Queremos agradecer ao Governo de Pernambuco, que está ao nosso lado na significativa ampliação de nossas operações em Recife e também neste novo passo, resultando na criação de uma linha internacional, que beneficiará milhares de pessoas, estimulando ainda mais o turismo e negócios”, celebra Antonoaldo Neves, presidente da Azul.
A aeronave Pernambuco é Azul cumprirá rotas em todas as regiões do Brasil. Os passageiros que seguiram para Fernando de Noronha contarão ainda com uma premiação paraquatro passageiros, que ganharão um jantar ou um mergulho de cilindro oferecido pela Administração de Noronha, em parceria da Empetur e a Azul. Na chegada à Ilha, todos serão recebidos com muita música e animação.
Ações de incentivo para promoção do destino Pernambuco
A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco fechou uma parceria com a Azul com a finalidade de promover os destinos pernambucanos junto a agentes de viagens e consumidores finais. Para isso, serão realizadas uma série de ações em 10 cidades brasileiras que se tornaram destino após a implantação do hub no Estado, sendo elasCuritiba, Porto Alegre, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Uberlândia, São José do Rio Preto, Belo Horizonte e Goiânia. No total, serão 983 agências de viagens impactadas com informações sobre o os atrativos pernambucanos, o que contribuirá de forma decisiva para a comercialização do destino.
O roadshow será realizado em um caminhão-teatro itinerante adaptado com a temática da aviação e personalizado com a temática do destino. Será utilizado para avisar das ações de Pernambuco e da Azul nas cidades que receberão a equipe da Secretaria de Turismo. O veículo servirá também para a rodada de negócios e capacitações na parte superior. Durante a capacitação dos agentes, eles receberão material promocional, assistirão a apresentação dos potenciais e atrativos turísticos do Estado e terão a oportunidade de ter uma experiência gastronômica com carrinhos da Azul e alimentos pernambucanos. Ainda haverá sorteio de brindes.
Para incentivar a venda do destino, os agentes de viagem que mais comercializarem o destino receberão prêmios que vão desde um carro 0km até famtours. A campanha já está acontecendo desde o início de junho e vai até o final de dezembro. O objetivo é conquistar um acréscimo de 75% no número de rooming rights vendidos para Recife e 18% para os demais destinos comparados com o mesmo período de vigência de 2015.
A Azul vai divulgar Pernambuco nos totens de check-in, na Revista de Bordo e nas unifilas. A empresa ainda vai participar dos roadshows e colocará um letreiro do HUB no Aeroporto do Recife. Haverá incentivos internos, campanha de vendas do destino, roteiros exclusivos, posicionamento do destino Pernambuco como prioritário na aba de procura da página da Azul Viagens, exposição da marca em banners no site da Azul Viagens e anúncios na Rádio Azul Viagens, no Facebook e no Instagram.
Segundo o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, a iniciativa vai contribuir para ampliar a frequência das viagens ao Estado, seja na baixa ou na alta temporada, já que Pernambuco tem um calendário de atrações durante o ano todo. “Pernambuco é um destino turístico rico e variado. Além de nossas belas praias, que atraem milhares turistas em busca de águas mornas, temos o turismo rural, da fé, gastronômico, de negócios e tantos outros atrativos. Acredito que podemos aumentar em muito a quantidade de visitantes que recebemos no Estado anualmente”, comentou Felipe Carreras.
*Via assessoria