SIGNIFIC será lançado na XVII Fenearte

 


Projeto da artista plástica Marcelle Dardenne em parceria com o cenotécnico Nando Soares é composto através da ressignificação de objetos.

Objetos na era pós-industrial são meros utilitários para serem consumidos e descartados num curto espaço de tempo, no entanto, a história nos mostra que nem sempre foi assim. Houve um tempo em que foram importantes até mesmo para se contar histórias. Pensando nisto, a artista plástica Marcelle Dardenne em parceria com o cenotécnico Nando Soares lança na próxima nesta quinta (7) na XVII Fenearte, o projeto SIGNIFIC, resultado de um processo de pesquisa e garimpo, que utiliza peças encontradas, compradas, guardadas de inúmeras naturezas e são transformadas em luminárias e elementos de decoração.

Pessoas deixam seus produtos e objetos de lado porque em algum momento de suas vidas perderam o sentido inicial e, com isso, o desinteresse assume a situação e o objeto é descartado. É preciso, dessa forma, avaliar a eficácia da reciclagem como um processo de reaproveitamento de objetos. Para evitar o descarte, a reciclagem precisa se aliar também à criatividade. O design tem um papel de grande importância neste processo, podendo ser o elemento mediador entre o homem, os objetos e a nova consciência sustentável.

Além disso, o design tem a função de significar ou ressignificar elementos, símbolos, valores, atributos e usos às coisas que fazem parte do universo do ser humano. A peça TÁBUA DE PIRULITOS inspirada em adereço de um comércio ambulante quase que em extinção, utiliza de materiais de refugo e gotas de vidro garimpadas em estoques de lojas fechadas, é exemplo de como ressignificar é dar um novo sentido ao objeto, alterar seu conceito, percepção ou interpretação original. A ressignificação, além de trazer novos sentidos e novas formas de interação entre homem e objeto, pode ser uma das ferramentas para a sustentabilidade.

Os trabalhos dos artistas estarão expostos até o dia 17 de julho.

Serviço:

Lançamento do projeto SIGNIFIC

Quando: Quinta – feira 7 de julho, até domingo 17 de julho.

Horário:  segunda à sexta das 14h00 às 22h00,   sábado e domingo das 10h00 às 22h00

Onde: XVII Fenearte – Centro de convenções Olinda PE

Informações: (81)  995859719 – significarte@yahoo.com.br

 

*Via assessoria