Snoopy e Charlie Brown – Peanuts, O Filme

Quando o cinema resolve recriar ou trazer à tona algum personagem ou ser que estava guardado bem no fundo de nossas mais queridas lembranças, todo cuidado é pouco e no caso de Charlie Brown e cia o cuidado foi extremamente minimalista e fez questão de preservar a essência de seu criador: Charles M. Schulz.

{youtube}vDhJOiKPhDI{/youtube}

O filme, originado das tirinhas quase auto biográficas do autor Schulz, mostram o bom e atrapalhado Charlie enrolado em um romance e seu fiel cachorro Snoopy envolvido em meio a sua imaginação numa aventura da mesma proporção.


Quem espera encontrar os dubladores originais pode ficar um pouco decepcionado, mas isso não atrapalha de maneira alguma o encanto que a obra representa a tantas gerações que não se divertiam em desenhos que exaltavam a violência e se debruçava diariamente em frente aos televisores para acompanhar as divertidas aventuras da turma do Mendoin, como é conhecido aqui no Brasil.


Algumas modificações foram feitam, tal como o Senhor falado constantemente por Marcie, aqui traduzido para Meu, nada mais é do que uma variação na tradução.

10 Curiosidades sobre Snoopy, via Guia dos Curiosos.


1. A primeira tirinha do Snoopy foi publicada no dia 2 de outubro de 1950.

2. Para desenhar Snoopy, cão da raça Beagle, Charles M. Schulz se inspirou em um cachorro branco e preto chamado Spike, que ele ganhou quando tinha 12 anos, em 1934. O terrier era muito inteligente – conseguiu aprender 50 comandos! Mais tarde, acabou emprestando o nome ao irmão de Snoopy. O protagonista das tirinhas tinha ao menos outros quatro irmãos, que foram apresentados aos leitores ao longo do tempo: Belle, Marbles, Olaf e Andy.

3. Na infância, Schulz era muito ligado aos esportes. Uma derrota de 40 a 0 sofrida pelo time de baseball em que ele jogava pode ter sido a inspiração para as experiências esportivas desastrosas da turma de Charlie Brown.

4. Nos Estados Unidos, o quadrinho é conhecido como Peanuts (“amendoim”), apelido do personagem Charlie Brown. Aqui no Brasil, o apelido dele é “minduim”.

5. O cartunista não gostava do nome Peanuts. Originalmente, as tirinhas se chamariam Lil’ Folks(“pessoas pequeninas”). O nome foi rejeitado por se parecer demais com outra publicação já existente.

6. Charles Schulz desenhou 18.250 tirinhas ao longo de 50 anos. As histórias de Charlie Brown e seu cachorro já foram publicadas em 2 400 jornais de mais de 60 países.


7. A última tirinha de Peanuts foi publicada no dia 3 de janeiro de 2000, 4 dias antes da morte do cartunista. Continha uma mensagem de despedida de Schulz: “Eu tive a sorte de desenhar Charlie Brown e seus amigos por quase 50 anos. (…) Charlie Brown, Snoopy, Linus, Lucy, como eu poderia um dia esquecer vocês?”.

8. A personagem Lucy foi inspirada em sua primeira mulher, Joyce Halverson. O casal se divorciou em 1972. Charlie Brown, Linus e Frieda foram baseados em três colegas de Schulz na escola de artes que frequentou depois de ter servido ao exército.

9. Schulz sempre teve o costume de desenhar passarinhos para ilustrar o cenário de suas tirinhas. Um deles, por acaso, começou a aparecer com certa frequência. Foi batizado de Woodstock – uma referência ao famoso festival de rock – em 22 de junho de 1970, quando tornou-se um personagem fixo da turma.

10. O amor não correspondido é um dos temas centrais das tirinhas de Charlie Brown. Sally idolatra Linus; Lucy ama Shroeder; Patty Pimentinha e Marcie adoram Charlie Brown, que tem uma queda pela menina-do-cabelo-vermelho. Nenhum desses sentimentos é correspondido.

{youtube}VI8GLwWebJs{/youtube}

Segundo Trailer do filme

A duração do filme é relativamente curta, dentro do limite de ser considerado uma obra cinematográfica.

A audácia de nos trailers ser dito O CACHORRO MAIS AMADO, pode acabar afastando um pouco as crianças fãs de Scooby Doo, nada contra, mas um belo e preciso MAS…dizer que o filme é o melhor, que o personagem é o mais, e etc soa como um atrativo perigoso, podendo ser reverso ao objetivo original.  Todo cuidado é pouco.O que mais fica no ar durante toda a sua exibição é o clima de nostalgia e cuidado se não cair uma lágrima de felicidade de seus olhos por estar vivendo esse delicioso momento!


Snoopy e sua turma com certeza mereciam esse filme e o público adulto ou criança necessitava dessa pureza, da magia do simples e com certeza do brilho dos olhos de quem esperava por anos essa obra.

Quem não quer esse abraço!

Esse início de 2016 está espetacular!Vale cada investimento, tanto em 3D ou 2D. Pipocas e refrigerantes são bem vindos.


Nota 9

Por Dieguito C. Melo

Revisado por Thalles Amaro