Dicas para embarcar num cruzeiro pela 1ª vez

 


No auge das férias de verão, está aberta a temporada de cruzeiros pelo Brasil que atrai turistas de todas as partes do país e do mundo, segundo o empresário da Clube Turismo Graças, Luiz Quental Coutinho. Ele, que por experiência própria aboliu alguns mitos de viajar a bordo por sete noites em um transatlântico, reforça dicas importantes para qualquer marinheiro de primeira viagem.

Pra começar, não há limite de bagagem, mas não vale a pena se empolgar com a informação. A sugestão é embarcar com até 40 kg divididos em dois volumes. “Assim fica fácil de acomodar as malas nas cabines e ter uma circulação perfeita”, destaca Luiz. Já à bordo o traje é informal, com roupas leves e confortáveis, procurando sempre evitar as peças de banho nos corredores ou no famoso “jantar do comandante”, oferecido apenas em alguns cruzeiros, em que se pede look de gala.

“No primeiro momento é estranho o balanço do navio, mas logo o corpo se acostuma e isso não se torna um problema para o resto da viagem”, comenta o empresário sobre um dos receios mais comuns entre os passageiros. Aliás, Todas as embarcações têm serviço médico, mas a consulta deve ser paga por fora. “A dica é se informar sobre um plano de assistência viagem, que contemple uma cobertura completa de saúde para a estadia ser tranquila”, alerta.

Sobre os gastos, vale atenção sobre o que está incluso ou não. Geralmente as bebidas ficam por fora. “É bom consultar quais as bandeiras de cartão são aceitas, pois em alguns casos a moeda que circula é o dólar”, lembra. Também é importante ficar atento à programação do navio. Os horários são seguidos à risca (disponíveis em informativos deixados nas cabines), e vão desde uma simples atividade recreativa até o momento de embarque e desembarque nas cidades litorâneas. “No Brasil, há alguns lugares de parada sem porto, como Fernando de Noronha e Búzios, onde o acesso é feito por lancha ou barcos menores, por isso atenção aos horários de saída e chegada desses transportes, porque ninguém quer ficar a ver navios na praia”, descontrai.

A programação de cruzeiros no Brasil deste ano é atrativa para que não tem muito tempo para viajar: quase 55% dos roteiros marítimos são de jornadas curtas, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar Brasil). Ao todo, são 114 cruzeiros com duração entre três e cinco noites.

 

*Via assessoria