Roda de samba de raiz Reúne amantes do gênero em Olinda

 


No segundo sábado de setembro (12), o espaço gastrobar Tropicasa será palco de um encontro de roda de samba de alguns dos maiores representantes do gênero do Grande Recife: a partir das 17h, Cris Galvão ciceroneia Carlos Ferrera, Izaías do Cavaco, Cybelle Alves, Naara Santos e Marquinhos D’Pilares em uma roda de samba gratuita. A Tropicasa fica situada à Rua do Sol, número 82. Trata-se do mesmo local onde já ocorrem as festas mensais ‘Vinil em Brasa’.

No repertório, os músicos prometem entoar clássicos do mais brasileiro dos ritmos e a ideia é promover um samba mais intimista com a participação do público. O local conta com estrutura de toldo para prevenir eventuais chuvas e, entre os mestres homenageados na tarde de sábado, constarão nomes como Cartola, João Nogueira, Roberto Ribeiro, Zeca Pagodinho, Chico Buarque a Clara Nunes. Pra saciar a fome, a Tropicasa possui cardápio autoral com comidinhas descoladas de botequim e hamburguers gourmet.

Confira o perfil dos músicos

Cris Galvão, o cicerone – Presença atuante nas melhores rodas de samba do Recife e em shows em diversas cidades do ciclo carnavalesco, Cris é o nome à frente do grupo Nosso Samba é Assim. É ele quem conduzirá a roda, apresentando os convidados.

Cybelle Alves – mais conhecida no mundo do samba como Cybelle do Cavaco, a presença marcante e sua voz de timbre grave levou a musicista a se apresentar em grandes eventos como Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), FENEARTE, Samba Recife e Dançando na Rua, entre outros. Hoje a cantora apresenta seu trabalho autoral, no qual enaltece o samba pernambucano.

Izaías do Cavaco – Cavaquinista, cantor, compositor e produtor cultural, Izaías iniciou sua carreira musical em Olinda e migrou para o recife, onde hoje atua como cavaquinhista e produtor musical da cantora Adriana B. Suas composições são executadas por nomes como Gerlane Lops e Mesa de Samba Autoral de Pernambuco. Ele se prepara para lançar seu primeiro CD.

Naara Santos – Com formação em educação artística e vasta experiência em gestão cultural, além de produção nas áreas de patrimônio e música, Naara Santos estrelou aulas-concerto de Ariano Suassuna e se apresentou em diversos palcos e festivais como Pré-AMP, Festival Cultura Samba e Choro, entre outros.

Marquinhos de Pilares – aos 12 anos, Marcos D’Pilares teve sua primeira experiência nos palcos através de audições no Conservatório Pernambucano de Música. De lá pra cá, consolidou sua carreira de percussionista e capitaneia bandas e grupos com repertório que passeia do MPB ao samba.

Carlos Ferrera – Pertencente a uma nova safra de cantores e compositores, Ferrera é apontado hoje como herdeiro direto da tradição das grandes vozes que marcaram a história da MPB. Seus muitos recursos vocais e a intensa entrega emocional são marcas de sua trajetória, iniciada no Conservatório Pernambucano de Música. Desde então, atua em produções musicais, teatrais, literárias e audiovisuais. O ano de 2015 marca o início das gravações do seu primeiro disco.

Serviço – Samba do Quintal

Quando: 12 de setembro (sábado), a partir das 17h

Onde: Tropicasa – Rua do Sol, 82 – Olinda (mesmo local onde acontecem as festas Vinil em Brasa)

data : sáb. 08/08

hora : 17h

Convidados : Cris Galvão comanda a roda de samba e terá como convidados Naara Santos, Marquinhos D’Pilares, Cybelle Alves, Carlos Ferrera e Izaías do Cavaco. No repertório, clássicos de nomes como Fundo de Quintal, Elis Regina, Beth Carvalho,  Zeca Pagodinho, João Nogueira, Roberto Silva, Cartola  e Jorge Aragão.

*Via assessoria