Mulheres de Pernambuco organizam ato em prol da permanência da SPM



Segmentos das militâncias de todo o estado irão se concentrar no Marco Zero nesta segunda-feira (28) para defender a Secretaria de Politicas para as Mulheres

Mulheres, negrxs, LGBTs e todos os segmentos sociais irão se concentrar as 15h desta segunda-feira (28), na frente do CEDIM (ao lado do Marco Zero), para defender o empoderamento das mulheres e as legislações avançadas nesta política que foi implementada em 2002 e que junto com ela definiu um quadro de diminuição da violência causada pelo gênero, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicidio.

A organização pede para que todos levem bandeiras, cartazes, instrumentos e tudo que representa a cultura e fortalecimento do seu segmento. Após a concentração todas e todos seguem para o Marco Zero para finalizar o desejo pela continuação de uma política que mudou a história de muitas brasileiras.

Convocação extraordinária:


Na tarde desta quinta-feira (25) Silvia Cordeiro (Secretária da Mulher do Estado de Pernambuco) convocou representantes governamentais e da sociedade civil para debater e construir uma carta que já esta sendo enviada para a presidenta Dilma.

Na manhã desta sexta-feira (26) a Comissão do ato público se reuniu no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres (CEDIM) para articular e finalizar os detalhes do ato:


A página #PermaneceSPM foi feita na última noite (26) e já conta com mais de 1.500 curtidas. Curta clicando AQUI.

O Rio de Janeiro já aderiu a campanha:


NOTA DA ORGANIZAÇÃO:

Você sabia que a SPM poderá ser extinta?

A SPM é a Secretaria Nacional de Política para Mulheres da Presidência da República. Foi criada em 2003, assim como vários outros organismos estaduais e municipais de políticas para as mulheres que foram criados nos anos 2000.

Pra que servem?

Esses entidades representam o reconhecimento público, por parte do Estado, da existência de desigualdades sociais entre mulheres e homens. Sendo assim, realizam ações de combate à violência doméstica de gênero, articulam mulheres em rede e promovem formação sociopolítica para as mulheres com o intuito de promover justiça social, dentre outras atribuições.

A criação da SPM representou uma conquista muito importante, assim como a conquista do direito ao voto feminino em 1932 e a igualdade entre homens e mulheres, conquistada apenas com a Constituição Federal de 1988.

Você sabia, por exemplo, que ações de prevenção a violência doméstica, a médio e longo prazo, diminuem os gastos com saúde pública e assistência social?

Sim, a extinção da SPM não iria desonerar os cofres públicos, pelo contrário, representaria um erro político, econômico e social.
A SPM é importante pro Brasil, para você, para nós mulheres!

A SPM é fundamental para o fortalecimento de ações democráticas que beneficiam mulheres e homens!

Até a segunda feira serão articuladas ações que reúnem sociedade civil, grupos de movimentos sociais, pessoas ligadas às universidades e gestoras públicas!

 

CARTA PÚBLICA:

Quem já ta na campanha?

Silvia Cordeiro, Secretária da Mulher do Estado de Pernambuco, apoia a permanência da SPM.
#PERMANECESPM

Beatriz Vidal, Gerente de Fortalescimento Sociopolítico da SecMulher-PE apoia a permanência da SPM.
#PERMANECESPM

Elizabete Godinho, Secretaria da Mulher do Recife, apoia a permanência da SPM.

Paloma Gonzàlez, cônsul dos Estados Unidos, apoia a permanência da SPM.
#PERMANECESPM

Joana Maranhão defende a permanência da SPM.
#PERMANECESPM


Marilúzia Feitosa – Juíza titular da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Recife
#PERMANECESPM

Regina Célia Barbosa – Instituto Maria da Penha
#PERMANECESPM

Poliny Aguiar, representante da Gerência de Livre Orientação Sexual, apoia a permanência da SPM.
#PERMANECESPM

Wedja Martins apoia a permanência da SPM.
#PERMANECESPM