Livro “Fronteiras do medo”, de Filipe Falcão, é lançado na volta do Café Intercom

 



Evento terá bate-papo entre o autor da obra e Rodrigo Carreiro, doutor em comunicação e professor do curso de Cinema da UFPE

Após recesso de sete meses, o Café Intercom volta com o lançamento do livro “Fronteiras do medo – Quando Hollywood Refilma o Horror Japonês” (Editora Estronho), do jornalista e pesquisador Filipe Falcão. O encontro será realizado no dia 18 de agosto (terça-feira), às 19h, na Livraria Cultura, no Paço Alfândega. O evento, realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, contará com bate-papo entre o autor da obra e Rodrigo Carreiro, doutor em comunicação e professor do curso de Cinema da UFPE. Os encontros, abertos ao público, são mensais.

A obra “Fronteiras do medo” (R$ 45) surgiu como resultado da pesquisa de mestrado em comunicação do autor sobre remakes de filmes de horror japoneses e suas refilmagens feitas em Hollywood. Povoadas por ampla galeria de monstros, espectros, assassinos ensandecidos, máquinas dotadas de desejos destrutivos, mutações genéticas e previsões sobre um futuro apocalíptico, as tradições cinematografias do horror nos Estados Unidos e no Japão são provavelmente as mais importantes e influentes do planeta.

No entanto, Hollywood demorou para estabelecer com a indústria de cinema japonesa uma parceria efetiva com relação ao cinema de horror. Isso só ocorreria de maneira contínua a partir de 2002, justamente quando o remake americano do sucesso japonês “O Chamado” redefiniu os rumos do gênero em nível mundial, transformando os tradicionais fantasmas femininos de cabelos longos do cinema asiático num fenômeno que popularizou mundialmente.

Discutir esse momento fundamental de inflexão entre as duas cinematografias em torno de um gênero central para a indústria do entretenimento é a tarefa à qual Filipe Falcão se dedica neste livro, que também demonstra o vigor dos estudos brasileiros sobre o cinema de gênero.

A pesquisa se alinha à tendência contemporânea dos estudos de cinema no Brasil de se atualizarem em relação às reflexões sobre o gênero horror que vêm sendo feitas há décadas em países como EUA, Inglaterra, França, Japão e Canadá. O estudo oferece ampla revisão bibliográfica de textos traduzidos para o português.

Sobre o autor
Filipe Falcão é doutorando do programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde estuda remakes de filmes de horror. É formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco. Atua como docente na Faculdades Integradas Barros Melo (AESO).

Serviço:
Café Intercom – Lançamento do livro “Fronteiras do medo – Quando Hollywood Refilma o Horror Japonês”, de Filipe Falcão
Quando: 18 de agosto (terça-feira), às 19h
Local: Livraria Cultura – Paço Alfândega (Rua Madre de Deus, s/n – Bairro do Recife)
Acesso: gratuito
Preço do livro: R$ 45
Editora: Estronho
*Via assessoria