Teatro de Santa Isabel comemora 165 anos com Programação Cultural


Cara da Mãe - Foto: Zé Barbosa

Atividades acontecem sábado (16) e domingo (17) para todas as idades

Um dos mais belos teatros monumentos do Brasil, o Teatro de Santa Isabel, completa 165 anos no próximo dia 18 de maio. E para celebrar a data o público será contemplado, durante este final de semana, com diversas atrações no espaço. A programação festiva acontece sábado (16) e domingo (17), sempre a partir das 15h, com atividades para jovens e adultos, e entrada franca. O Teatro de Santa Isabel é um dos equipamentos culturais da Prefeitura do Recife.

No sábado, 16, a festividade começa com Contação de Histórias, no saguão do teatro, onde Kika Farias apresenta o texto Dona Mocinha no vaivém da vida. A história fala de uma andarilha que coleciona contos em suas andanças e sai por ai contando-os a quem encontra. Pelo Vaivém da vida, ela chega com sua mala, monta seu picadeiro, convida a roda pra “rodar” histórias de tempos antigos.

Logo em seguida, às 16h40, acontece no Anfiteatro do Santa Isabel, a apresentação do recital O Guardador de Poetas. Encenado por Flávio Renovatto, acompanhado dos músicos André Eugênio (percussão) e Rafael Meira (flauta e violão), o espetáculo reúne literatura, teatro e música durante 60 minutos, e convida o público a viajar pelo mundo poético de escritores como Cecília Meireles, Mario Quintana e Manoel Bandeira.

Histórias Cantadeiras. Foto de Janela Fotografia

Encerrando as atividades do sábado, a partir das 20h, será encenada a peça teatral Cara da Mãe, com o Coletivo Cênico Tenda Vermelha. No palco as bailarinas Ana Luiza Bione, Íris Campos e Janaína Gomes jornadeiam pelo universo feminino motivando reflexões sobre a maternidade, suas inquietudes e conquistas, no mundo contemporâneo.

No domingo (17), a partir das 15h, a Companhia “Agora eu era …” apresenta no saguão do Teatro de Santa Isabel, Histórias Cantadeiras, que reúne os contos populares brasileiros “O macaco e a viola”, “O cabra cabrês” e “A sopa de pedra”, e visita a obra “Histórias à brasileira”, da escritora Ana Maria Machado. A contação das histórias é feita pela contadora Nanda Melo e pela musicista Cacau Nóbrega.

No anfiteatro, a partir das 16h, Odília Nunes leva para o anfiteatro o seu Decripolou Totepou, um espetáculo que usa o universo do circo para contar a história de Bandeira, uma brincante que anda pelo mundo contando estórias. Em uma de suas paradas ela sofre com uma “dor de boneca” e é graças ao médico e amigo, Sr. Moraes, que ela espanta a tristeza e volta a alegrar a criançada.

A partir das 17h, no palco principal do Santa Isabel, é a vez da peça Sebastiana e Severina encantarem o público. A peça, voltada para crianças a partir de oito anos, tem como tema central a amizade, a partir dos desencontros de duas rendeiras solteironas que buscam a conquista do príncipe encantado, simbolizado pela chegada de um forasteiro. A montagem tem direção de Cláudio Lira.

E encerrando a programação de aniversário do Teatro de Santa Isabel, a partir das 18h30, no Camarim Coletivo, Plínio Maciel convida o público para conhecer a encenação, Na Beira. Com direção de Rodrigo Dourado, ela consiste numa performance dentro do camarim onde o público (30 pessoas apenas) poderão ouvir várias histórias contadas pelo artista e, também, entrar no universo proposto por ele. O projeto do Teatro de Fronteira foi realizado inicialmente dentro da casa de Plínio.

Visitação: Ainda no domingo (17), das 14h às 16h, acontecem as visitas guiadas ao Teatro de Santa Isabel. Essa visitação é aberta ao público que tem a oportunidade de conhecer todas as dependências do teatro, com o acompanhamento de guias.

Na Beira. Foto de Ricardo Maciel

Serviço:

Aniversário de 165 anos do Teatro de Santa Isabel

Quando: sábado (16) e domingo (17)

Horário: a partir das 15h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio, Recife

Informações: 3355.3323/3322

Entrada franca

Programação:

Sábado – 16 de maio

15h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – “Dona Mocinha no vaivém da vida”

Saguão do TSI

Classificação: Livre

16h40 – O GUARDADOR DE POETAS

Anfiteatro

Classificação: Livre

20h – CARA DA MÃE

Palco

Classificação: Livre

Domingo, 17 de maio

15h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS – Histórias Cantadeiras

Saguão do TSI

Classificação: Livre

16h – DECRIPOLOU TOTEPOU

Anfiteatro

Classificação: Livre

17h – SEBASTIANA E SEVERINA

Palco

Classificação: Livre

18h30 – NA BEIRA

Camarim Coletivo

(Lotação: 30 pessoas)

Classificação: 12 anos

*Via assessoria