Maior evento do ciclismo mundial terá etapa no Recife



Recife será primeira capital do Norte/Nordeste a sediar etapa da Le Tour de France

A mais tradicional e importante competição ciclística do mundo terá a etapa brasileira sediada no Recife no próximo ano. Numa articulação dos secretários de Turismo e Lazer do Recife, Camilo Simões, e de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreiras, a L’Étape Brasil da Le Tour de France chegará ao Nordeste pela primeira vez. O anúncio foi feito há pouco, em São Paulo, durante coletiva de imprensa.

A competição será em março de 2016, quando o Recife celebra seu 479º aniversário. “Ganhamos um presente e tanto. E a Tour de France ganhou um cenário perfeito”, ressalta Camilo Simões. Segundo ele, a competição vem reforçar a cada vez mais próxima relação entre recifenses e bicicletas. “Hoje, a cidade dispõe de 36,5 quilômetros de Ciclofaixa de Turismo e Lazer, usados por uma média de 17 mil pessoas a cada domingo e feriado. Além disso, contamos ainda com mais 34,9 quilômetros de ciclofaixas fixas, ciclovias e ciclorotas.”

“É o maior evento esportivo anual do ciclismo no mundo. Vamos colocar Recife e Pernambuco na rota dos grandes eventos esportivos internacionais. Além da importância de entrarmos no calendário de uma competição desse porte, também temos que ressaltar os ganhos turísticos e econômicos para a população”, comenta o secretário Felipe Carreras.

A competição, que estreou em 1903, com 60 participantes e 2,5 mil quilômetros de trajeto, já soma 112 anos de história. Acabou se tornando referência no esporte mundial, pela estrutura e público excepcionais. Em média, 12 milhões de pessoas de vários países vão às ruas por onde a competição passa para estimular os atletas. Além disso, o evento é transmitido por mais de 121 canais de televisão de todo o mundo.

*Via assessoria/PCR