FOTOLIBRAS leva exposição fotográfica `POR CONTATO` para o Rio de Janeiro

 

Pioneira no país, exposição pernambucana estará aberta de 26 de maio à 5 de julho no Museu de Arte do Rio de Janeiro com visitação gratuita

A partir do dia 26 de maio chega ao Rio de Janeiro a exposição “Por Contato” que apresenta uma seleção de imagens produzidas por artistas pernambucanos surdos, ao longo das atividades desenvolvidas com os arte-educadores do FOTOLIBRAS. Com o patrocínio do FUNCULTURA e da Secretaria de Cultura de Pernambuco, “Por Contato” ficará aberta ao público até o dia 5 de julho, no Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR).


A exposição é o resultado de diversas atividades realizadas durante os cursos promovidos pelo coletivo, como buscas pessoais, rodas de diálogos, debates e troca de experiências entre os arte-educadores e os fotógrafos. As imagens expostas resultam num longo trabalho de educação visual, além de uma seleção sensível realizada pelos fotógrafos e arte-educadores Mateus Sá, Vládia Lima, Rachel Ellis e Eduardo Queiroga, integrantes do GEMA, entidade pernambucana focada em atividades para inclusão visual.

 

O FOTOLIBRAS trabalha a fotografia como ferramenta para quebrar barreiras comunicacionais entre surdos e ouvintes. “Essas barreiras ainda são muito grandes em nossa sociedade e a fotografia abre possibilidades incríveis de reflexão e diálogo”, afirma Eduardo Queiroga.

 

“Sempre que nos envolvemos com educação não podemos perder de vista o público alvo. Neste sentido, todo aluno deve ser pensado nas suas singularidades. Diferentes públicos exigem diferentes abordagens, independentemente de serem surdos ou ouvintes. No caso do surdo, existem especificidades relativas à língua. O FotoLibras aprendeu e desenvolveu diversas práticas para corrigir problemas identificados nesta adaptação,” explica Eduardo Queiroga.

 

“Desenvolvemos, por exemplo, um glossário de termos técnicos da fotografia que não existia em Libras. Percebemos como algumas dinâmicas e metodologias surtiam melhores resultados. Mas isso, essa adaptação, é algo que deve fazer parte da vida de todos nós, principalmente
quando lidamos com educação”, afirma.

 

O principal objetivo da exposição é promover a valorização  da diversidade, independentemente de características físicas, comunicacionais ou intelectuais. Enfatiza, desta forma, que a única diferença entre surdos e ouvintes é uma língua diferente. Além disso, busca incentivar a presença da comunidade surda no circuito de produção cultural, do qual frequentemente é excluída pelo despraparo da sociedade e das próprias instiuições de cultura.

 


SERVIÇO

Exposição Por Contato – FOTOLIBRAS
De 26 de maio a 5 de julho no Museu de Arte do RJ
Praça Mauá, 5, Centro-RJ

 

*Via assessoria