Inauguração da mostra ComeMorar Olinda movimentou Sítio Histórico


Mostra ComeMorar Olinda já está aberta à visitação. Evento de abertura contou com a participação massiva do público e com as apresentações da banda Bonsucesso Samba Clube, Sambadeiras, Mestra Dona Ana Lúcia do Coco, Maracatu Leão Coroado e Mozart Santos, que, na ocasião foi VJ e DJ. A expo é um projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para celebrar a inauguração da Casa do Patrimônio de Olinda.

Na ocasião, Frederico Almeida, Superintendente do Iphan – PE ressaltou a importância do objetivo da Casa – a gestão compartilhada. “Não é só o Iphan que cuida do patrimônio material e imaterial, é também o morador, por isso desejamos trabalhar junto à comunidade de modo que esse equipamento seja um avanço na defesa patrimonial”, revelou Frederico.

Depois do pronunciamento oficial do Iphan e do lançamento dos livros Barroco e Rococó nas igrejas de Recife e Olinda Volume I e II, das autoras, Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira e Emanuela Souza, o público assistiu a um espetáculo de vídeo mapeamento na fachada do casario, criado pelo artista plástico Mozart Santos e seguiram em cortejo com o Maracatu Leão Coroado, um dos mais antigos do Brasil, até a Bica dos Quatro Cantos onde havia um palco para os shows de Ana Lucia do Coco, Sambadeiras e Bonsucesso Samba Clube, banda que tem como vocalista Rogerman, olindense que tem seu depoimento como parte da exposição.

Roger disse que “estava se sentindo em casa participando daquele show na Bica, lugar que ele sempre frequentou na adolescência quando chegava da praia”, e, vibrou com a iniciativa. “Olinda é uma cidade que agrega muita gente que vem de fora, daí você convive com gente do mundo inteiro, é muito importante essa nova maneira de abordar a cidade pra que haja realmente um entendimento sobre a importância da preservação”.

A mostra que tem o olhar curatorial do museólogo Aluizio Camara traz uma coleção de imagens e vídeos que de modo imersivo conta o dia a dia dos moradores, que é justamente os elementos que constroem a cultura imaterial de uma localidade.

ComeMorar Olinda fica em cartaz até janeiro de 2016 e pode ser visitada de terça a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h.

Serviço:

Exposição ComeMorar Olinda

Horário de visitação: terça a sexta, das 09h às 12h e das 14h às 17h

Curadoria: Aluizio Camara

Em cartaz até janeiro de 2016

Informações: (81) 3429.2862

*Via assessoria