Feira marca o Dia Internacional da Dança no Recife



Atividades serão realizadas no Museu da Cidade do Recife. Programação foi definida em parceria com sociedade civil.

Nesta quarta-feira (29) é celebrado o Dia Internacional da Dança. No Recife, a data será comemorada com a primeira Feira da Dança em Pernambuco que acontece das 9h às 21h, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, com entrada gratuita. O evento traz uma ampla programação que foi construída numa parceria entre o poder público e a sociedade civil.

A feira faz parte do projeto DDDança que vem desenvolvendo diversas atividades durante o mês de abril e que tem como foco o lado empreendedor e articulador da dança, a partir das criações, pesquisas, atuações técnicas, produtos e serviços. A Feira da Dança contará com stands, apresentações, seminários, palestras, intervenções e apresentação de pesquisas, e teve seu projeto construído através do debate envolvendo representantes da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, estudantes, professores, artistas, pesquisadores e produtores.

A ação começa ofertando ao público, a partir das 9h, aulas práticas de diversos estilos de dança, no teatro do Forte das Cinco Pontas. Às 10h tem início a Feira propriamente dita, onde os visitantes encontrarão uma pequena mostra do que está sendo feito no Recife, na área, bem como, poderão adquirir produtos diversos. Além de apresentarem vídeos com seus projetos, Escolas e companhias de dança estarão vendendo cd’s e camisas.  Para quem está querendo comprar algum artigo para fazer aula haverá um stand da Cappezio com roupas, sapatilhas e acessórios. Roupas de dança do Ventre também poderão ser encontradas na feira.

Às 13h30 será apresentado no teatro o Mapeamento da Dança. Esse é um projeto desenvolvido através de termo de cooperação técnica entre a Funarte, o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia e que pretende fazer um levantamento da dança em oito capitais brasileiras de cinco diferentes regiões, entre elas, o Recife. A ação visa um mapeamento nominal e quantitativo de sujeitos, grupos e instituições que desenvolvem atividades de dança a fim de elaborar um panorama quali-quantitativo que abranja a dimensão social, econômica e artística dos sujeitos pesquisados da área.

Logo em seguida, às 14h, começam as mesas redondas. A primeira terá como tema “Pra você que dança: o que é economia criativa e empreendedorismo?”, com a participação da socióloga Adriana Franco, do consultor do Sebrae-PE Leonardo Salazar, e mediação da jornalista Taciana Portela. A segunda mesa de debates será promovida pelo Movimento Dança Recife e terá como título, “Pra você que dança: como acessar recursos públicos?”. Neste debate haverá a participação de representantes governamentais.

E claro que uma feira de dança tem que ter apresentações. A partir das 18h, o público poderá conferir o trabalho de bailarinos e companhias do Recife, com diversos ritmos e estilos, no palco armado no Pátio do Museu.

A Feira da Dança em Pernambuco é resultado do projeto DDDança que surgiu no 2º Encontro Anual de Artes Cênicas, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secult e da FCCR. O DDDança é uma realização da Prefeitura em co-realização com artistas, produtores, pesquisadores, professores e participantes do projeto, e tem parceria do Governo do Estado de Pernambuco, Movimento Dança Recife, Museu da Cidade do Recife, Centro de Formação e Pesquisa das Artes Cênicas Teatro Apolo-Hermilo, Recife Antigo de Coração,  Paço do Frevo, Museu Cais do Sertão, IDG, Delta Zero e PBG24.

Dia da Dança – Comemorado desde 1982, como o Dia Internacional da Dança, a data 29 de abril foi instituída pela UNESCO em homenagem ao mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), importante personalidade que se destacou na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época. Um dos maiores objetivos destas comemorações é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo a fornecerem melhores políticas públicas voltadas ao setor.

Comemoração ao Dia Internacional da Dança no Recife

1ª Feria da Dança de Pernambuco

Quando: quarta-feira, dia 29 de abril

Horário: das 9h às 21h

Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Programação:

09h – Aulas práticas de dança

No Teatro do Forte

10h às 21h – Início da Feria de Produtos ao ar livre.

Pátio do Museu

13h30 – Divulgação do Mapeamento da Dança

No Teatro do Forte

14h – 1ª Mesa redonda: Pra você que dança: o que é economia criativa e empreendedorismo?

Com: Adriana Franco e Leonardo Salazar – Mediação: Taciana Portela.

No Teatro do Forte

16h – 2ª Mesa redonda: Pra você que dança: como acessar recursos públicos?

Promovida pelo Movimento Dança Recife, com participação de representantes governamentais.

No Teatro do Forte.

18h – Início das apresentações artísticas.

No palco armado no Pátio do Museu.


*VIA ASSESSORIA

FOTO: DIVULGAÇÃO