Abertas as inscrições para o 12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco


Estão abertas, até o dia 16 de maio, as inscrições para o 12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco. Realizado pela Métron Produções, o 12º FTCPEé um dos únicos projetos das artes cênicas do Brasil direcionados à infância e juventude. Uma mostra nacional, não competitiva, que acontece todo mês de julho no estado de Pernambuco.

Com formato pioneiro no Brasil, o festival é realizado simultaneamente em três polos de atrações e permite o escoamento dos espetáculos produzidos em Pernambuco e outros estados brasileiros. Os registros das edições passadas  totalizam 150 espetáculos exibidos, entre sessões gratuitas e pagas.

Outro destaque é o seu caráter de formação e articulação entre os profissionais que atuam no segmento. O “12º Festival de Teatro para Crianças de Pernambuco foi concebido não apenas para formar plateias, mas também congregar os profissionais que desenvolvem trabalho para crianças e jovens, buscando a discussão, formação e reciclagem dos mesmos”, afirma Edivane Bactista, da Métron Produções. Para isso, são oferecidas oficinas e palestras gratuitas para artistas e técnicos da área.

Os espetáculos inscritos serão selecionados por uma curadoria composta por três profissionais de renome que atuam na área das artes cênicas: Marcondes Lima – Mestre em Artes Cênicas (UFBA), professor do Curso de Licenciatura em Educação Artística – Artes Cênicas (UFPE), desde 1992, encenador, cenógrafo, figurinista, maquiador, ator e bonequeiro; sócio fundador do Mão Molenga Teatro de Bonecos. Ruy Aguiar – Ator, diretor de teatro, dramaturgo, produtor cultural, mercadólogo e diretor da Metron Produções. E Williams Sant’Anna – gestor cultural, arte educador e historiador; especialista em Gestão Cultural (MinC, Fundaj e UFRPE); mestrando em Cultura e Sociedade (UFBA), pesquisador de artes cênicas – teatro e circo, e culturas populares; ator, palhaço, encenador, dramaturgo, cenógrafo e figurinista cênico.

O projeto conta com o incentivo do por governo de Pernambuco, meio da Secretaria de Cultura/Fundarpe/Funcultura PE.

Obs.: – Para participar da seleção, basta acessar o site, imprimir a ficha de inscrição e entregar na sede da Métron Produções ou via Correios, acompanhada do DVD com o espetáculo na íntegra.

Maiores informações: (81) 3088.6650 / 88590777.

 

*Via assessoria