Violência contra homossexuais, crianças e mulheres conduzem a narrativa de “Mairto”


Dança e Poesia discutem a violência em novo trabalho do Caleidos Cia de Dança

O assassinato de um homossexual é o fio condutor de toda a narrativa do espetáculo MAIRTO, novo trabalho do Caleidos Cia de Dança. Nas entrelinhas da noticia desse crime, a Cia discute com o público temas atuais e muito presentes na sociedade moderna, em especial a questão da homoafetividade e da violência na chamada ‘cultura de macho’, que vitimiza gays, mulheres e crianças.  O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio FUNARTE de Dança Klauss Vianna 2013. A estreia está marcada para o dia 25 de março, às 20h, na sede da Cia, em São Paulo. Os ingressos, a preço promocional, custam R$ 10.

Com poemas e música ao vivo, a encenação de dança, remete-se aos eventos de boxe e MMA. Cada cena é um round, um jogo que constroi a cena ao vivo a partir da improvisação, convidando o público a refletir sobre a questão da violência contra os afetos nessa cultura predominantemente machista. “Foi uma escolha focada na plasticidade, dramaticidade e corporeidade envolvidas nesses eventos, além disso, a relação dessas lutas com a cultura do macho é evidente” explica a diretora Isabel Marques.

A partir da leitura da notícia, foram construídos os poemas que dialogam com as cenas. “Foi preciso pensar nas relações entre os algozes e a vítima, estabelecer os jogos de poder ali estabelecidos e transformá-los em jogos de dança, jogos com base na linguagem da dança; daí nasceu a dança que está em cena”, relata Isabel Marques, que assina a direção de MAIRTO.

Serviço:

“MAIRTO” – Caleidos Cia Dança

Estreia dia 25 de março de 2015, às 20h

Temporada até 16 de abril de 2015

Quarta à Sábado,  às 20h

Domingos, às 19h

Dia 05 de abril (Páscoa) não haverá espetáculo

Elenco: Kátia Oyama, Nigel Anderson e Renata Baima

Classificação Etária: 14 anos

Capacidade: 50 lugares

Ingressos Promocionais: R$ 10 (retirar com 30 minutos de antecedência)

Duração: 50 minutos

Local: Instituto Caleidos

Rua Mota Pais, 213 – Lapa – SP (próximo ao metrô Vila Madalena)

Telefone: 3021-4970

Para saber mais sobre o Caleidos:

www.caleidos.com.br

*Via assessoria