Escultura do Galo Mastro 2015 reverencia os defensores do frevo



Símbolo do Carnaval pernambucano, o Galo Maestro 2015 reinará na Ponte Duarte Coelho com um sax dourado no peito e roupagem nas cores preta e amarela. Uma homenagem mais do que justa a um dos destaques da nova geração do frevo, Maestro Spok, e à tradição do Clube Bola de Ouro, que comemora 100 anos de fundação. A maior escultura carnavalesca do mundo, criada pelo artista plástico Sávio Araújo, também trará ilustrados em sua crista três passistas com suas sombrinhas. “Os ‘passistas-mosqueteiros’ representam os defensores do ‘Reino do Frevo’. Já a sua jaqueta terá uma estamparia estilizada em um abraço simbólico em louvor ao ritmo”, explica Sávio Araújo.

A escultura de 27 metros de altura e 33 toneladas também usará fraque preto, marca do homenageado Maestro Spok, com dragonas de formatos de tapiocas e franjas de nego bom – em referência à culinária do Estado. Estamparias com cajus, limões e sementes de jerimum também estarão presentes. As esporas permanecem em formato de pistões, agora na cor dourado, e as caneleiras em formato de claves de clarinete, que serão pretas.

A operação de instalação da escultura está prevista para começar às 23h do dia 11 de fevereiro (quarta-feira da semana pré-carnavalesca). A previsão é que o Galo Maestro esteja de pé, garboso e de peito estufado, às 16h do dia 12 de fevereiro.

O GALO VAI CANTAR – Já virou tradição. Assim como nos anos anteriores, o Galo Mastro abrirá festejos de Momo, no Sábado de Zé Pereira, convidando os foliões para participar da festa. O Galo vai “cantar” o famoso frevo de Vassourinhas em intervalos de 15 minutos, a partir das 8h, enquanto aguarda a chegada do primeiro trio do Bloco Galo da Madrugada na Avenida Guararapes, por volta das 14h, e segue cantando até a passagem do último trio. “Enquanto canta, o galo vai ‘frevar’, executando o passo do parafuso através de giros de 360º em seu eixo, celebrando o momento do povo pernambucano, onde sonhos são transformados em realidade”, afirma Sávio Araújo.

PRODUÇÃO – O material usado na face do Galo é a fibra do coco. O produto, desenvolvido por Sávio Araújo, é 100% ecológico, leve e resistente. Na confecção do Galo Maestro, além da fibra do coco, o artista utilizou ferro na sua estrutura interna. Foram usadas, ainda, 
25 mil vassourinhas plásticas, tecidos com brilho (lupex) e emborrachados E.V.A (etil vinil acetato). E para deixar a escultura pronta para o Carnaval, Sávio Araújo conta com a ajuda dos moradores da comunidade de Nova Cruz, em Igarassu, no Grande Recife, onde está localizado o atelier. Eles fazem parte do projeto social CoraçãoCaju.

*VIA ASSESSORIA