A importância de planejar um roteiro na hora do intercâmbio

 

Fazer um intercâmbio é uma das mais incríveis experiências. Além de ser uma ótima oportunidade de crescimento profissional, também proporciona maior conhecimento do destino escolhido. Até colocar todos os planos em prática, entretanto, organização é a palavra de ordem.

De acordo com Bárbara Coelho, planejamento é primordial para dar tudo certo. “Para a realização de uma viagem perfeita, o ideal é fazer suas escolhas com antecedência e já ir curtindo cada detalhe, antes de embarcar. Além disso, a programação também influencia diretamente no orçamento, diminuindo, assim, os custos e aumentando a chance de fazer mais coisas interessantes”, comenta. Para a empresária, o primeiro passo é definir quanto a pessoa poderá gastar e escolher a data e os locais que mais deseja visitar. Depois disso, é só montar o roteiro, de acordo com o tempo livre, as preferências e os principais pontos a visitar.

A profissional dá a dica: “Se sua viagem inclui uma só cidade, a atenção deve ser voltada à escolha de atrações diversas. É bom saber quais praias, museus e demais atrativos turísticos você pretende visitar, de modo que a agenda não fique lotada e que se possa, realmente, curtir cada passeio”, pontua. O meio de transporte também deve ser avaliado na hora de calcular o orçamento. Nas cidades da Europa, por exemplo, a melhor forma de se locomover é viajar de trem. Para isso, muitas vezes é necessário reservar com antecedência o ticket. Já em Nova Youk ou Paris, o metrô é a melhor solução. Além disso, calcular os trajetos e avaliar a melhor forma de chegar até o lugar desejado é primordial para minimizar os gastos.

Depois de passagens compradas, documentação em ordem e reservas feitas é hora de pesquisar sobre o seguro saúde, que vai dar toda a segurança em qualquer destino. Para finalizar, a empresária sugere consultar amigos que já tiverem experiências parecidas no exterior. “Procurar saber de outras pessoas que já tiveram vivências parecidas é primordial para entender mais sobre a cultura local, dia a dia e estilo de vida, filtrando as informações de acordo com seus interesses”, esclarece Bárbara.

*Via assessoria