Domingo no Marco Zero: último frevo do ano tem participação de Mestre Vivo e bloco carnavalesco

 

Orquestra Arruando encerra o ano recebendo bloco carnavalesco e Mestre Vivo em show domingo, no Marco Zero

O último domingo do ano (dia 28) vai ser de festa e prévia carnavalesca no Marco Zero do Recife. A Orquestra Arruando, em sua décima edição pelo projeto autoral “Recife do Frevo e do Passo”, que realizou apresentações de frevo todos os domingos desde novembro no Bairro do Recife, canta e dança os grandes compositores do ritmo pernambucano e ainda recebe artistas que evocam o frevo ao longo dos anos.

O Bloco Compositores e Foliões, um dos mais animados do Carnaval, fará participação especial no show. A Arruando terá ainda o reforço de dois grandes maestros e saxofonistas: Edson Rodrigues, um dos seis Mestres Vivos do Frevo, autor de premiadas músicas, como o frevo de rua “Duas épocas”; e Roberto Silva, professor do Cemo (Centro de Música de Olinda), que por nove meses regeu a Orquestra Arruando. O show deste domingo acontece no grande palco armado pela Prefeitura do Recife no Marco Zero para as comemorações de fim de ano. Será das 15h30 às 17h30, dentro do projeto Recife Antigo de Coração, quando o Bairro do Recife abre as portas para os esportes, artes e turismo. Passistas do Grupo Arruando de Passo acompanham a apresentação convidando o público a cair nos movimentos do frevo.

Compositores como Capiba, Getúlio Cavalcanti, Zé Ramalho, J. Menezes e Alceu Valença também estarão no repertório da Arruando, formada por 17 músicos e três cantores, sob a regência do maestro Paulo Lima. O show faz parte do “Recife do Frevo e do Passo”, projeto da Orquestra Arruando que garante a realização de apresentações de frevo todos os domingos, ao longo do ano, independentemente do Carnaval. A ação foi aprovada pelo Governo do Estado (através da Fundarpe) e Prefeitura do Recife (pela Fundação de Cultura Cidade do Recife) e entrou, desde novembro deste ano, no calendário fixo de eventos semanais da capital. O projeto promove ainda a difusão do conhecimento sobre o frevo: antes de executarem cada música, os cantores da orquestra comentam sobre compositor e obra.