Ariano e o seu legado armorial no Café Cultural da Aliança Francesa


Além de debate, o evento contará com exposição do artista plástico Romero de Andrade Lima

Verdadeiro patrono da cultura nordestina e idealizador do Movimento Armorial, Ariano Suassuna – falecido em julho desse ano – será o grande homenageado do próximoCafé Cultural, promovido pela Aliança Francesa Recife. O encontro será na sexta-feira, dia 12 de dezembro, às 19h30, na unidade Derby da Aliança (Rua Amaro Bezerra, 466). A entrada é franca!

No Café Cultural – Ariano Suassuna, vida e obra, o palestrante Carlos Newton Júnior e os debatedores Nelly Carvalho e Lourival Holanda, todos professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), debaterão com a plateia a importância da atuação do dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta no cenário cultural brasileiro.

Na ocasião, além de conhecer melhor a trajetória e entender a relevância de Ariano para os demais artistas armoriais, o público poderá conferir uma exposição de telas doartista plástico Romero de Andrade Lima, sobrinho e discípulo de Ariano, especialmente montada para o evento.

Sobre o Movimento Armorial

Os anos de 1970 foram bastante acalorados em todo o mundo, a exemplo da onda hippie antiguerra nos Estados Unidos, as manifestações estudantis em Paris, revoluções anticoloniais na África e, aqui no Brasil, os anos de chumbo com o regime militar. Foi nesse contexto de transformações que a região Nordeste mudou o panorama das artes no país – com o surgimento do Movimento Armorial.

De caráter revigorante e autoafirmativo, os artistas armoriais atuaram na literatura, música, pintura, dança, cerâmica, escultura, tapeçaria, gravura, arquitetura e teatro, utilizando-se das raízes da cultura popular nordestina na construção de uma arte erudita e genuinamente brasileira.

Sobre Romero de Andrade Lima

Sobrinho de Ariano Suassuna, Romero de Andrade Lima é um artista plástico, cenógrafo, figurinista, e diretor recifense. Conhecido por ser autodidata, Romero despertou a paixão pelo desenho, pintura e esculturas quando ainda era criança, com o auxílio do seu tio e padrinho Ariano. 

Seguindo os passos do Movimento Armorial misturado ao seu estilo único, atualmente Romero pinta, esculpe, expõe e vende seus trabalhos no Recife. Para conhecer mais sobre a história e as obras de Romero, basta acessar www.romerodeandradelima.com.br.

SERVIÇO:

Café Cultural – Ariano Suassuna, vida e obra

Quando: Dia 12 de dezembro (sexta-feira)

Horário: Às 19h30

Onde: Aliança Francesa do Derby (Rua Amaro Bezerra, 466)

Entrada Franca

Informações: (81) 3202.6262