Tapetes: ícone fashion no décor

 


Algumas peças são um coringa quando o assunto é decoração. Criar um ambiente com mais personalidade não exige grandes reformas, pinturas ou mudanças radicais. Muitas vezes, investir em algum detalhe faz toda a diferença e permite transformar completamente um cômodo, deixando-o mais bonito e acolhedor. Entre os ícones fashions mais requisitados, os tapetes desempenham muito bem esta função. Seja qual for seu tamanho, modelo ou cor, um belo tapete no chão é o cartão de visitas de qualquer residência e tem a função de proporcionar bem-estar e personalidade aos ambientes.


Porém, é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de comprar o item. Para Bruna Lobo, uma das sócias à frente do arqMULTI, três fatores são determinantes para uma boa escolha: o tamanho do ambiente, se os moradores têm alergia e se há crianças e animais de estimação. “Quando é para um ambiente que tem mesa e cadeiras, por exemplo, temos opções com tecidos como o bouclê e o jacquard que não têm pelo alto e aí não dão aquela sensação de ‘bambo’, de quando a cadeira ou a mesa não estão bem retinhas”, explica Bruna. “Outra coisa que não pode acontecer é ficar metade da cadeira em cima do tapete e metade para fora. Quando o tapete vai ficar embaixo de uma mesa, ele precisa ser maior para dar o espaço de levar a cadeira para trás e para frente”, complementa.


No caso da sala de estar e dos quartos, uma opção que confere mais personalidade e estilo ao ambiente é a sobreposição de tapetes. “Em um cômodo pequeno, por exemplo, ao invés de colocar uma peça enorme, você pode colocar dois tapetes menores, fazendo um ‘patchwork’. Também é possível misturar as cores e as pelagens e escolher vários modelos, como os mais peludinhos e fofinhos”, explica a arquiteta. Para o quarto do bebê, a profissional alerta que os pais precisam ter o cuidado de comprar um com pelo antialérgico, já pensando em quando a criança começar a engatinhar.


Outro ambiente da casa que pode ser contemplada com o item é a cozinha. “Essa é uma área que as pessoas normalmente acham que não precisa, mas é possível apostar em opções de borracha, poliéster e alguns materiais que misturam plástico e poliéster. Sem falar nas estampas, que proporcionam mais cor e vida ao ambiente”, sugere. Para a profissional, não existe uma cor certa para a decoração. O importante é saber equilibrar o ambiente e trazer texturas e misturas de tonalidades que agradem ao morador e potencialize a decoração do lar. “Os tapetes contemporâneos são excelentes sugestões por terem uma linguagem jovem e proporcionar personalidade a qualquer tipo de ambiente. Para quem tem móveis de cores neutras, a mistura de cores é aposta certa, pois renovam a decoração e dão um ‘up’ ao espaço”, finaliza Bruna.

*Com informações da assessoria