Galeria Janete Costa traz Cristiano Artur em Mostra Individual

Artista pernambucano realiza primeira mostra individual depois de 20 anos sem expor

Foram quase 20 anos sem apresentar suas criações ao grande público. Agora, o artista plástico pernambucano Cristiano Artur volta à cena com sua primeira mostra individual no espaço da Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Com o título de “Tudo se liga. Siga”, a exposição abre nesta quarta-feira(26), às 19h, com curadoria da jornalista e pesquisadora Olívia Mindêlo, e fica aberta ao público até 1º de março de 2015, com entrada franca.

Depois de tanto tempo com as energias voltadas unicamente para as produções no ateliê, Cristiano Artur volta ao universo da arte com uma exposição de grande porte. São cerca de 100 peças que mostram o trabalho recente do artista de 2012 para cá, que ocuparão os 1.500 metros quadrados da Galeria. O público que for ao local poderá conferir colagens, pinturas a óleo e grafite, nanquins, seis trabalhos em site-specific e uma instalação: criações de um profissional que prima pelas experimentações e não se contenta com uma única técnica.


No térreo da galeria, uma parede branca e outra completamente preta sustentam as séries InterferênciasÓleo e Grafite, respectivamente, em uma tentativa de evidenciar as dualidades das obras de Cristiano Artur: ora esteticamente excessivas, ora enxutas. Nas colagens de Acúmulo, a abundância é clara, com cores fortes e maciças, materiais cortantes e palavras e imagens recortadas, capazes de traduzir o lado mais impulsivo e intuitivo do artista. Já Interferências, feita a óleo e grafite, demonstra mais racionalidade criativa.

As Artérias, aliás, batizam uma das séries do artista, que também estará no térreo da galeria. São óleos sobre tela que investigam a plasticidade do sangue e dos canais que o conduzem pelo corpo humano. No térreo, destaca-se o painel Solitude, da série Acúmulo, uma colagem que liga os vários tempos artísticos de Cristiano Artur por trazer referências visuais utilizadas por ele em décadas anteriores e nos anos mais recentes.

No mezanino da Galeria Janete Costa, o artista montará o seu ateliê, onde fará uma residência artística durante o tempo da mostra. Ainda no mezanino poderá ser conferida uma criação feita através de consultoria com um dos engenheiros da galeria, e que simula o desabamento da escadaria com fissuras em papelão, intitulada “Desabamento”, além da série Blue Jeans, primeiro trabalho que nasceu após a decisão de Cristiano de tirar as obras do ateliê para levá-las ao encontro do público.

Serviço:

Exposição Tudo se liga. Siga, do artista plástico Cristiano Artur

Quando: Abertura dia 26 de novembro, às 19h.

Local: Galeria Janete Costa, no Parque Dona Lindu. Av. Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem.

Exposição fica em cartaz até 1º de março de 2015.

Horário de visitação: Quarta a sexta-feira, das 12h às 20h

Sábado e domingo, das 14h às 20h

Entrada gratuita.

Informações: 3355.9832 / 9831

Mais informações: Bárbara Buril (9617-0281)

Fotos: Cala Gouvêa / Divulgação