Mostra Edifício Recife


Exposição é o resultado de pesquisa promovida através do Edital de Artes Visuais da Prefeitura do Recife

Você já parou para observar que vários edifícios do Recife possuem obras de arte em sua entrada? Isto é definido pela Lei Municipal nº 7.427/61, numa iniciativa do artista plástico Abelardo da Hora, que determina que edificações com mais de 1000m² de área construída tenham um trabalho artístico de um pernambucano. Essas obras foram objeto de pesquisa dos artistas Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, que agora expõem o resultado do trabalho na mostra Edifício Recife. Realizada através do Edital de Artes Visuais, da Prefeitura do Recife, a exposição entra em cartaz nesta sexta-feira, 17 de outubro, a partir das 19h, na Sala Nordeste, no Bairro do Recife. O público terá acesso à exposição de 18 de outubro a 28 de novembro.


A pesquisa teve como objetivo sentir como a população, que normalmente não tem acesso a museus ou galerias, vê e se relaciona com essas obras que fazem parte do contexto urbano da cidade. Inicialmente idealizadas para que a população da cidade pudesse ter acesso a elas de uma forma mais fácil, a grande verdade é que a maioria dessas obras se tornou privadas, restritas à contemplação apenas de moradores dos edifícios. Para saber como é essa relação, os pesquisadores foram até as edificações fotografar as esculturas e painéis e, também, conversar com aqueles que convivem com elas diariamente: os porteiros.


Essa etapa resultou na produção de 66 imagens captadas por Benjamin de Burca e Bárbara Wagner, que vão ser expostas na mostra Edifício Recife, acompanhadas das entrevistas feitas com os profissionais. E o resultado foi o mais surpreendente possível, indo desde aqueles que aprenderam a admirá-las, até aqueles que não gostam. Esses personagens aparecem na série de retratos ‘Porteiros’ no interior do espaço constrito da portaria ou cabine de segurança, visíveis apenas através do vidro que os isola do ambiente externo ou pelas aberturas de comportas e janelas pelas quais observam o seu entorno.


Com atenção à estética da arquitetura renderizada aplicada ao contexto do Nordeste, uma outra fase da pesquisa observa a relação entre texto e imagem utilizada na promoção de projetos imobiliários ainda em construção na região. Como uma videocolagem, Desenho/Canteiro estuda o vocabulário de aparências e slogans empregados na venda de empreendimentos privados, regidos pela lógica da exclusividade e da exclusão. Quando o desenho se torna mais visível do que o canteiro, a representação se impõe ao que é vivido, submetendo a experiência real ao espetáculo como nova forma de dominação.

 



SERVIÇO:

Mostra Edifício Recife

Abertura: sexta-feira, 17 de outubro, às 19h

Local: Sala Nordeste, Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife

Visitação pública: de 18 de outubro a 28 de novembro, de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Entrada franca.

Informações do projeto no site: www.edificiorecife.org

Fotos: Wagner/de Burca

*Com informações da assessoria