Maternidade: o que levar para o bebê?



Bebê prestes a nascer, quarto arrumado, parto, muitas vezes, já planejado. Para algumas mães, entretanto, uma coisa sempre fica para a última hora: a mala da maternidade. Afinal, o que levar? Quais os itens indispensáveis para mamãe e bebê?

Para as mães, o enxoval acaba consistindo nas roupas básicas – camisolas, robes, sutiãs, calcinhas, meias – e produtos de higiene. Para o bebê, entretanto, o arsenal é maior e inclui uma série de roupinhas e acessórios de cama. Verifique a lista, segundo Luiza Longmann, da Diminuti:  6 Conjuntos de Linha com casaquinho; 2 Conjuntos de algodão; 4 Bodies de algodão com gola (tamanho RN); 1 roupinha para sair da maternidade; 6 mantas; 4 pares de Sapatinhos e luvinhas de linha(mesmo no verão, para o bebê não se arranhar); 2 Pares de Sapatinhos e luvinhas de algodão; 6 fraldas ou paninhos de boca e para amamentar;  lacinhos de cabelo (caso seja menina); 6 conjuntos de lençol de carrinho ou berço com 3 peças; 6 Saquinhos de maternidade (para colocar a roupa e os lençois de cada dia). Lembre-se, ainda, de itens como escova de cabelo, 1 enfeite para porta da maternidade, 50 lembrancinhas, 1 Livro do bebê e Livro de Assinaturas.

Luiza explica que apesar de os bebês que nascem de cesariana passarem apenas duas noites na maternidade, é importante levar conjuntinhos extra. “Isto para o caso de haver vazamento na fraldinha ou de o bebê golfar”, afirma. Para as meninas, embora algumas maternidades não permitam furar a orelha, é interessante levar o brinco.


Luiza acrescenta algumas dicas. “Dê preferência aos tecidos de algodão, evite os sintéticos. Além disso, lave as roupinhas do bebê com sabão neutro. Se possível lave tudo à mão. Para assegurar que seu bebê usa as roupinhas e acessórios do jeito e no dia que você deseja, organize-os em saquinhos especiais para dar à enfermeira, no hospital. Na maioria dos casos, não é preciso levar fralda descartável, lenços umedecidos ou pomadas porque as maternidades de Recife já possuem tudo”, conclui.

*Com informações da assessoria