Intercâmbio: a experiência de viver com uma host family no exterior


Estar bem instalado, em uma acomodação segura e confortável, é a base do sucesso para o seu intercâmbio. Se você está pensando em passar uma temporada no exterior e não sabe que tipo de acomodação escolher, a host family pode ser a escolha ideal. Com ela, você passa a ser integrante de uma família local do país de sua escolha, e o melhor: você não se sentirá tão desamparado fora do seu país de origem, pois a família anfitriã irá lhe receber e poderá dar dicas sobre a cidade, cultura e hábitos locais.

Um dos benefícios atrelados a esta modalidade de intercâmbio também está ligado ao fator financeiro, já que o estudante não irá pagar pela acomodação. “Enquanto estiver morando com a host family, o estudante não paga por room and board (em português, alojamento e alimentação). E esse é um fator determinante que gera economias durante a viagem, além de ser uma ótima maneira de praticar o idioma estrangeiro”, conta Bárbara Coelho, empresária à frente da Wide Intercâmbio. Entretanto, quando se trata de lanches especiais e itens de uso pessoal, por exemplo, estes estarão sob responsabilidade do estudante, que terá ainda um quarto individual na casa da família anfitriã e viverá como se fosse parte dela.

O processo de seleção destas famílias ocorre de forma criteriosa, a fim de garantir o conforto e qualidade de vida do viajante durante a estadia, além de certificar que o ambiente será propício ao aprendizado, com famílias que falam o idioma fluentemente dentro de casa. “Isso significa que selecionamos e monitoramos todas essas famílias nos principais destinos, já que mesmo com um processo de seleção criterioso feito anteriormente, sabemos que imprevistos podem acontecer”, finaliza a empresária.

*Com informações da assessoria