Oficinas de formação nas áreas de design e fotografia estão com inscrições abertas


Iniciativas foram selecionadas no Edital de Artes Visuais 2013/2014 e tem inscrições gratuitas

Estão abertas as inscrições para três atividades gratuitas de formação nas áreas de Fotografia e Design. São as oficinas “Escutando o Olhar”, de fotografia, com Maria Salgueiro; de “Design Aplicado a Cenários”, com André Oliveira Arruda; e o minicurso “Trajetórias sociais e culturais de móveis artesanais: Identidade Cultural”, com Paulo Roberto Silva. As atividades foram selecionadas no Edital de Artes Visuais, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

A oficina “Design aplicado a Cenários: Espaços urbanos sustentáveis” inicia na próxima segunda-feira (22), com o facilitador André Oliveira Arruda. Nas aulas, será proposto aos participantes o desenvolvimento de Cenários Prospectivos para o Recife, com a temática de Espaços Urbanos Sustentáveis. As atividades serão realizadas no Laboratório NEXUS (Pós-graduação em Design – UFPE), entre os dias 22 e 26 de setembro e tem como público alvo, estudantes e profissionais de design, arquitetura e planejamento urbano. De 22 a 25, as atividades acontecem das 15h às 19h, e no dia 26, das 14h às 18h. Para se inscrever o candidato deverá enviar e-mail para inscricoesartesvisuais@gmail.com, identificando no assunto OFICINA DE DESIGN e no corpo do e-mail, informar nome completo, endereço, telefone, breve currículo (até 300 palavras) e carta de intenção (até 300 palavras). Os selecionados serão comunicados antes do início da oficina.

Outra opção nessa área é o minicurso “Trajetórias sociais e culturais de móveis artesanais: Identidade Cultural”, que terá duração de quatro horas e será realizado no dia 1º de outubro, na sala de aula do curso de Design, no Centro de Artes e Cultura/CAC da UFPE. Em seu conteúdo, o facilitador Paulo Roberto Silva vai apresentar aulas expositivas, vídeos, pesquisas e estudos de casos sobre o tema, com o objetivo de mostrar aos alunos como a produção artesanal do mobiliário valoriza a identidade cultural de uma sociedade. Podem participar jovens a partir dos 14 anos e adultos, estudantes e profissionais de design e áreas afins. As inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro pelo e-mailinscricoesartesvisuais@gmail.com, colocando no assunto MINICURSO DE DESIGN. No corpo do e-mail o interessado deve informar nome completo, endereço, telefone, breve currículo (até 300 palavras) e carta de intenção (300 palavras). Os candidatos selecionados serão comunicados até dois dias antes do início da oficina.

Já o projeto “Escutando o Olhar” é composto por dois ciclos de oficinas, voltadas para públicos distintos. Um é destinado aos jovens com idades de 14 a 17 anos, e o outro para adultos. O trabalho tem por objetivo propor um olhar crítico, analítico e criativo sobre a produção excessiva de imagens na sociedade atual pelos meios de comunicação, criando ideias distorcidas, estereótipos de beleza e preconceitos. A facilitadora será Maria Salgueiro. As inscrições vão até o dia 28 de setembro, e devem ser feitas também pelo e-mail inscricoesartevisuais@gmail.com, colocando no assunto: INSCRIÇÃO OFICINA ESCUTANDO O OLHAR. No email os seguintes dados: nome, idade, endereço, e-mail e telefone para contato. Os interessados podem se inscrever em uma oficina apenas ou para todas do ciclo, bastando para isso informar no e-mail aquela de seu interesse. Os alunos devem levar uma câmera digital ou celular com boa resolução e cabo para descarregar as imagens.

*Com informações da assessoria