Novos tons neutros são aposta certeira na decoração

 


Assim como no universo da moda, o mercado da arquitetura, decoração e design se renova com tendências a cada ano. Entre as mudanças apresentadas em cada coleção, se destaca a alteração da paleta de cores. Para esta estação, a grande aposta para compor ambientes é investir nas cores neutras com nuances de cinza. Seja nas paredes, nos móveis ou nos detalhes, o tom é coringa, versátil e moderno, proporcionando uma decoração simples e sofisticada simultaneamente.


Para uma das arquitetas à frente do escritório arqMULTI, Danielle Paes Barreto, essa proposta de composição permite que se possa explorar um universo lúdico e criativo, no que diz respeito aos ornamentos. “Os tons de cinza são o novo bege, sendo a grande aposta no segmento para manter o ambiente clean. Do cinza claro ao expressivo cinza chumbo, a variedade de tons se mantém entre o branco e o preto, demonstrado a estabilidade e neutralidade da cor”, comenta. A arquiteta complementa, ainda, que o tom é uma boa alternativa para manter ambientes organizados e explorar a independência de cada cômodo.


Além disso, a questão da cromoterapia revela o poder e o significado que as tonalidades exercem sobre cada pessoa e ambiente. Pensando nisso, cada vez mais, fabricantes investem em produtos não apenas sob o pronto de vista estético, mas também que causem sensações e provoquem sentimentos. “As cores são capazes de elevar a autoestima e o bem-estar, bem como aliviar a angústia e o estresse. Por meio delas, ainda é possível equilibrar e harmonizar os ambientes com estratégias para cada espaço – de acordo com o tamanho e a proposta de decoração. A psicologia da cor é aplicada para que a escolha de cada tonalidade possa despertar diferentes experiências sensoriais, como transmitir calma, leveza, aumentar ou diminuir o tamanho dos ambientes”, pontua Danielle.

Por ser fácil de combinar, o tom sustenta qualquer tipo de conceito para decorar. As tonalidades sóbrias deixam o ambiente com um ar mais clássico e pronto para receber todos os tipos de mobiliário e composição. O interessante dessa cor é que ela permite uma mistura entre vários outros tons, quebrando a seriedade e monotonia de qualquer casa. A arquiteta alerta, ainda, que por ser uma tonalidade democrática, é possível fazer várias combinações. A mais clássica e fácil de acertar é a mistura entre o cinza, o preto e o branco. Se a ideia é fugir da monotonia, o interessante é acrescentar as cores vibrantes, usando qualquer tonalidade de cinza como base, e colorindo com detalhes. Os tons mais indicados para fazer a mistura são o vermelho, amarelo, laranja, azul, verde e rosa.

*Com informações da assessoria