Inscrições abertas para oficina sobre a história do Recife

Uma oportunidade para conhecer melhor o Recife, desde sua origem como povoado instalado em um banco de areia às transformações urbanas e culturais ocorridas ao longo de quase 500 anos.  Essa é a proposta da oficina “O Recife: Histórias para aprender e contar”, que acontece nos próximos dias 20 e 27 de setembro, no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas.  As inscrições estão abertas e devem ser feitas através do e-mail historiasparaprender@gmail.com.  O valor cobrado é de R$ 30.

As oficinas serão ministradas por Sandro Vasconcelos, gerente de Museologia e Iconografia do museu, e Emerson Pontes, gerente de Educação Patrimonial, e pelo professor de história Leandro Nascimento.  Além de explanações sobre a história do Recife e de conferir o acervo do Museu (imagens, mapas e objetos históricos), os participantes farão aulas-passeio pelos bairros de São José e Santo Amaro. 

“A oficina irá apresentar o processo histórico-cultural da cidade de forma clara e numa linguagem acessível, onde nosso maior desafio é despertar nos participantes um olhar mais crítico sobre nossa riqueza cultural, assim como sensibilizar a preservação de nosso patrimônio”, explica Sandro Vasconcelos.


Programação:

Primeiro encontro (20/09)

Aula expositiva – 9 as 12hs (auditório do Museu da Cidade do Recife)

1     Por uma história do Recife: sua origem e desenvolvimento urbano.

A formação da história urbana recifense e sua trajetória através de sua política, economia, urbanismo, cultura e religiosidade.

2     Aula de campo

Observação dos aspectos urbanísticos nos bairros de São José, Santo Antônio e Recife, com discussão das informações vistas na aula expositiva.


Segundo encontro (27/09)


1 Aula expositiva – 9 as 12hs

Patrimônio cultural o que é isso?

Apresentação das ideias de patrimônio cultural (sua tipologia, formação, etc.) tendo como partida o acervo do Museu da Cidade do Recife.

2 Oficina: – 13 às 16hs (auditório do Museu da Cidade do Recife)

Do Artífice: a maestria do olho e a beleza do fazer artístico

Observação dos aspectos urbanísticos nos bairros de São José, Santo Antônio e Recife, com discussão das informações vistas na aula expositiva.

Injeção de imagens ao público, associações e uma oficina de impressão artesanal em papel, a partir de estudos e de alguns desenhos de observação nos sítios a percorrer pelo bairro do Recife; como culminância, uma pequena amostra no túnel de fuga.

Serviço:

Local: Museu da Cidade do Recife
Data: 20 e 27 de setembro de 2014
Horário: 9h às 12h e de 13h às 16h.
Público alvo: público geral.
Temáticas: História do Recife e educação patrimonial. Aulas expositivas, aula de campo, oficina de apreciação imagética e de processo criativo.
Investimento: R$ 30,00 
Inscrições: historiasparaprender@gmail.com

 

*Com informações da assessoria