Emlurb realiza audiências públicas para apresentar planos nas áreas de drenagem e resíduos sólidos

A Emlurb promove, nesta semana, duas audiências públicas para apresentar planos nas áreas de drenagem e resíduos sólidos para a cidade. Nesta terça-feira (02), das 14h às 17h, será realizada a apresentação do Plano Diretor de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais da Cidade do Recife. O evento acontece no auditório Dom Hélder Câmara, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, situado na Avenida Real da Torre, 299, no bairro da Madalena. Já na quinta-feira (04), será feita a apresentação do PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Cidade do Recife, nos mesmos horários e local da audiência sobre o plano de drenagem.

O Plano Diretor de Drenagem tem como objetivo fornecer subsídios técnicos e institucionais que permitam reduzir significativamente os impactos dos alagamentos no município e criar as condições para uma gestão sustentável da infraestrutura de drenagem urbana, além de propiciar o diálogo com diferentes saberes por meio do qual será possível realizar uma leitura que retrate potencialidades e fragilidades de forma mais fidedigna da realidade vivida na cidade. O plano tem um investimento de R$ 6.808.667,28 e prevê como produtos o cadastro e mapeamento das micro e macro drenagens da cidade, diretrizes para o sistema de gestão, propostas de solução para a drenagem, além de projetos de dragagem dos rios Tejipió e Jiquiá (já confeccionados) e requalificação de canais, entre outros.

O PGIRS possui um investimento de R$ 716.661,59 e compreende o diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos da região, que tem como objetivo quantificar estes resíduos, para buscar soluções viáveis em tratamento, reciclagem e disposição final dos mesmos, e a formulação de cenários, metas, diretrizes e estratégias para o cumprimento das metas, como horizonte temporal de 20 anos e atualização no máximo a cada quatro anos. O plano tem como produtos um plano de ação, diagnóstico, prognóstico, estudo de alternativas, estudo de viabilidade e implementação da alternativa, e estratégia de implementação, capacitação, difusão e promoção.

*Com informações da assessoria