Estudantes passeiam pelo Recife de Clarice Lispector

Circuito integrou a programação do Festival A Letra e A Voz e foi voltado à alunos de Escolas Públicas Municipais

Que tal olhar o Recife pelos olhos de uma poetisa?! Esse foi o convite feito a 10 estudantes do quarto ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Engenheiro Humberto Gondim, de Brasília Teimosa, nesta sexta-feira (22). Sob a monitoria da jornalista Geórgia Alves, eles puderam conhecer o Recife que fez parte da vida da escritora Clarice Lispector, durante os anos em que ela viveu na capital pernambucana. O circuito fez parte da programação da 12ª edição do Festival Recifense de Literatura A Letra e A Voz, que é realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Segundo Geórgia Alves, o objetivo do passeio foi mostrar às crianças um percurso que está inserido nos textos da autora. “O que a gente quis foi fazer esses alunos enxergarem a obra de Clarice na cidade onde elas vivem. Acreditamos que podemos, sim, despertar nelas o interesse pela literatura a partir da visualização do que eles leem nos livros”, explicou. Numa van, o grupo passou por alguns pontos da cidade importantes para a escritora, como a Praça Maciel Pinheiro, onde se localizava a última casa que a família de Clarice morou no Recife; o Ginásio Pernambucano, onde ela estudou; e a Rua da Aurora, onde Clarice costumava passear com as colegas admirando os casarões. O fim do circuito foi no Marco Zero, onde os estudantes puderam dar boas vindas à Clarice que chegou de navio no Recife.

As crianças que participaram do passeio já conheciam o livro “A mulher que matou os peixes”, uma das publicações de Clarice Lispector voltadas ao público infantil. A professora Iraíldes Alves, responsável pelo grupo, falou sobre o desdobramento da atividade como estímulo à leitura. “Nós apresentamos a escritora através dessa obra e o resultado foi que eles ficaram curiosos em ler outros livros. Esse passeio de hoje vai despertar, agora, a curiosidade sobre a mulher Clarice e isso é muito bom”, ressaltou. A pequena Vitória, de 10 anos, foi uma das participantes mais empolgadas do passeio. “Gostamos muito, mas eu queria mais!”, disse.

Uma nova edição do circuito pelo Recife de Clarice será realizada no domingo, 31 de agosto, a partir das 16h, com saída do Museu da Cidade do Recife. A atividade também será voltada para alunos de escolas públicas municipais. A 12ª edição do Festival A Letra e A Voz prossegue até o dia 31 de agosto. Confira a programação nowww.festivalaletraeavoz.com.br.

*Com informações da assessoria