Casa da Rabeca inicia maratona junina neste sábado (21)

 


O Forró de Salu, que chega a sua 11ª edição, começa amanhã com cinco shows em homenagem ao Mestre Salustiano. Festa é gratuita e dura quatro dias, indo até a terça (24)

A partir deste sábado (21), está declarada aberta oficialmente a programação junina do Grande Recife. Entre as várias atrações disponíveis, a Casa da Rabeca aparece em destaque, como um dos principais pontos de cultura da Região Metropolitana. O espaço promove o 11º Forró de Salu, que inicia atividades com cinco shows neste sábado (21), começando a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Na programação, atrações apenas da terra. Diego Cabral e Herbert Lucena são nomes contemporâneos da música regional, que percorrem todo o Estado oferecendo um som que é próprio da localidade. Jaminho de Exú, conterrâneo de Luiz Gonzaga, faz sucesso em sua cidade e no Sertão. São estes nomes que vêm à cidade mostrar o talento que tem com o pé-de-serra e animar os forrozeiros da capital.

O Forró de Salu foi criado em 2002 pelo Mestre Salustiano, rabequeiro falecido em 2008, que era um verdadeiro amante das expressões artísticas nordestinas. Hoje, os descendentes do brincante tocam a organização das festas do patriarca e a Casa da Rabeca. Dedicados às atividades, os Salustiano também tocam nos festejos, a exemplo de Maciel Salu e a banda Família Salustiano e a Rabeca Encantada, que também fazem show amanhã.

O arrasta-pé proporciona tudo o que uma típica festa de interior tem: fogueira, comida regional, decoração junina – que este ano entrou no clima da Copa do Mundo – e, claro, muito forró pé-de-serra, para não fugir das origens culturais do Nordeste. O arraial conta com estacionamento próprio, também gratuito, além de segurança e restaurante, que dispõe de petiscos, bebidas e comidas típicas.

Forró de Salu prossegue até a próxima terça-feira (24), proporcionando mais 30 horas de música regional ao longo do período. “Nossa missão é preservar a tradição e a nossa cultura e, no caso do São João, continuar oferecendo esse grande arraial como fazemos anualmente”, comenta Pedro Salustiano, filho do rabequeiro e organizador do evento.

• Confira as atrações dos próximos dias:

22/06 (domingo): Ivan Ferraz, Chico Bala, André Macambira e Beto Ortiz.

23/06 (segunda-feira): Gilmar Leite, Roberto Cruz, Rogério Rangel, Paulo Matricó e Daniel Bento.

24/06 (terça-feira): Terezinha do Acordeón, Andrezza Formiga, Fabiana Pimentinha do Forró, e Dinda Salu e os Cabras Desmantelados.

SERVIÇO:

11º Forró de Salu – São João da Casa da Rabeca – 1º Dia

Quando: 21 de junho de 2014 (sábado)

Onde: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Recife-PE);

Horário: a partir das 20h;

Atrações: Jaiminho de Exú, Herbert Lucena, Maciel Salu, Diego Cabral e Família Salustiano e a Rabeca Encantada;

Entrada e estacionamento gratuitos;

Mais informações: 3371.8197.

 

*Com informações da assessoria

Foto: André Nery