A abertura será com Grupo Oriundo de Teatro (MG), que apresenta o espetáculo O Mistério da Bomba H_ no Teatro Santa Isabel, com entrada franca.
Recife dá início neste sábado (10/05) a 8ª edição do Festival Palco Giratório que acontece até 31 de maio, em seis teatros da capital pernambucana. Este ano, o evento traz para a cidade 36 espetáculos de 15 estados, além de atividades formativas. Promovido pelo Sesc, a edição de 2014 apresenta como um dos destaques da programação os espetáculos para a infância e juventude – com oito apresentações entre musicais, teatro de objetos, teatro de bonecos e comédias.
O Teatro de Santa Isabel abre as cortinas para o Grupo Oriundo de Teatro (MG) Mistério da Bomba H_, que terá apresentação no dia 10, às 16h. Há sete anos, a caravana leva ao público um espetáculo leve, divertido e inteligente. Em meio à visita de um famoso ator de televisão e a uma ameaça de atentado terrorista, no qual seria utilizada a terrível “bomba H_” entram em cena fãs histéricas, super-heróis, autoridades e malandros que representam, entre disfarces, amores impossíveis e perseguições, o embate entre frangos e perus que movimenta Galinópolis e seus habitantes. A apresentação de abertura será gratuita e os ingressos podem ser retirados a partir das 14h na bilheteria do teatro.
O domingo segue com programação intensa, apresentando quatro espetáculos, sendo três simultâneos. No Teatro Santa Isabel, novamente às 16h, reapresentação d’O mistério da Bomba H_. Também às 16h, o Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro) recebe o musical Salada Mista, da pernambucana Cia 2 em cena de Teatro. Salada Mista é uma divertida brincadeira de criança que mescla teatro, música e palhaçaria. Sete crianças recriam o clássico conto de fadas ‘Chapeuzinho Vermelho’, que vira uma telenovela ambientada na década de 60 e com músicas clássicas da Jovem Guarda. Entre um capítulo e outro o público se diverte com números de palhaços. Com música ao vivo, o espetáculo fala de amor de uma forma lúdica e divertida, discutindo questões como conquista, namoro, casamento, traição, separação e violência doméstica.
Os espetáculos infantis seguem com a apresentação Menu de Heróis, do Núcleo Dirceu (PI), às 16h no Teatro Barreto Jr. O espetáculo de dança Menu de Heróis não é uma história pronta. Não existem vilões, mocinhos nem mesmo uma cidade. É uma brincadeira filosófica: só existe um lugar preenchido de coisas. Isopor com chuteira, garrafa com balão, balde com cadeira, realidade e ficção. Porque ser “herói” hoje em dia é (talvez) conseguir um espaço para ser o que você quiser. Por mais que isso pareça diferente! É como se existisse um superpoder… Super poder desorganizar, super poder não conseguir, super poder errar, super poder experimentar. Por isso é uma dança feita de banalidades… Preenchida da poesia e beleza das coisas que parecem não fazer sentido, que nos tiram a ordem, do controle dos horários e roteiros. Brincar quando se é pequeno é fazer aquilo que o corpo precisa de um jeito que a gente ainda nem sabe.
A programação encerra com a circense Barrica Poráguabaixo, às 19h no Teatro Capiba (Sesc Casa Amarela). No palco, a Palhaça Barrica (SC) apresenta um espetáculo que trata dos planos quase frustrados dela desejando ir à praia. Somente o desejo de ir já é um bom motivo para atrapalhações. Num lugar de proximidade com o público e utilizando recursos concretos e imaginários, a Palhaça lança mão de toda sua graça e sensibilidade para realizar seu sonho, vencendo os limites impostos pelos padrões a fim de alcançar o prazer e a alegria, em momentos de pura brincadeira consigo mesma e com a plateia.
Os ingressos para todos os espetáculos custam R$14 inteira e R$7 meia entrada. Além das bilheterias dos teatros, quem quiser antecipar a compra pode utilizar o site www.ingressorapido.com.br ou ir até um dos pontos de venda no Shopping Rio Mar e no Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro.
*Com informações da assessoria