Projeto eART PE promove encontros entre arte e artesanato


Exposição acontece a partir de 15 de maio no Casarão da Toyolex

Na segunda exposição do eART PE, artistas e artesãos do projeto vão compartilhar com mestres da arte popular e do artesanato tradicional o espaço térreo do Casarão da Toyolex, a partir de 15 de maio. O circuito composto por seis exposições, sendo uma em São Paulo e cinco na Região Metropolitana do Recife, pretende divulgar as obras de arte popular e artesanato junto a públicos sensíveis às artes visuais. O projeto conta com recursos do Funcultura e apoio do 3emeio.

A criação de dois tipos de interfaces para o contato com o público é considerado fundamental para o alcance do objetivo de promover visibilidade, mas também criar ambientes para a comercialização das peças produzidas pelos artistas e artesãos. São elas a montagem de espaços expositivos e um website. A primeira exposição aconteceu em novembro de 2013, na Estação Quatro Cantos, em Olinda com livre acesso à visitação.

{youtube}SPtTvmHs4Wk{/youtube}

Já o website www.eartpe.com.br será lançado na abertura da exposição. Através do site, as exposições se expandem em vitrine virtual durante um ano, o que irá contribuir para a ampliação de mercados, bem como a divulgação da ideia para todo o mundo. Toda a receita gerada a partir da comercialização das peças serão totalmente destinadas aos artesãos.

A exposição

Participam da segunda exposição do eART os seguintes artistas: Adelina Figueiredo, Alexandre Almeida, Alfredo Lima, Analucia Longman, Clóvis Fazio, Dayse Pontes, Guga Burkhardt, Iara Tenório, Iramaraí, João Lopes, Nicola e Suely Brasileiro. Suas obras encontram-se nas fronteiras entre design conceitual, arte e artesanato. Para mexer ainda mais com essas barreiras, tramou-se uma parceria com o site de arte popular e artesanato O Artezan (www.oartezan.com.br), cujo elenco e expertise em e-commerce e na divulgação da produção pernambucana vêm somar esforços ao projeto.

“O eART PE reúne o artesanato tradicional, o conceitual e um recorte das artes plásticas que não está nas feiras, nos centros de artesanato, nem entra totalmente nas galerias, levando alguns artistas a abrirem seus próprios espaços expositivos. Mas esse é o universo da arte de Pernambuco e está relacionado à nossa cultura e à identidade do nosso povo. Vamos homenagear os mestres e abrir espaço para o contemporâneo”, define Simone Murua, idealizadora do projeto.

SERVIÇO

Exposição eArt PE

Analucia Longman | Guga Burkhardt | Iramaraí | Alfredo Lima | Alexandre Almeida | João Lopes | Adelina Figueiredo | Iara Tenório | Clóvis Fazio | Dayse Pontes | Nicola | Suely Brasileiro.

Casarão da Toyolex

Avenida Rui Barbosa, 1105, Graças, Recife – PE (Em frente ao Colégio São Luis)

De 15 a 29 de maio

*COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA