SPA das Artes 2013: Semana de Artes Visuais do Recife retorna para a cidade

 

Ação ocorre de 2 a 9 de novembro, em vários pontos da cidade

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR

Propostas artísticas inovadoras, ações formativas e diálogos críticos integram a programação do 11º SPA das Artes – Semana de Artes Visuais do Recife, que acontece de 2 a 9 de novembro, em vários espaços da cidade. A programação para a retomada do evento, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), foi anunciada nesta quinta-feira (31). Durante oito dias a cidade estará aberta à arte experimental, recebendo quase 20 ações artísticas, seis exposições, quatro oficinas, quatro performances, entre outros projetos.


De acordo com o gerente de Ações Culturais da FCCR, Gustavo Catalano, tornar a realizar esta ação, voltada para o incentivo à produção e circulação das artes visuais, e que não aconteceu em 2012, foi uma prioridade da gestão. “Nós nos reunimos com os representantes do segmento e a secretária Leda Alves e o prefeito Geraldo Julio atenderam as demandas para a realização da iniciativa em 2013”, explica Catalano.

O artista plástico Raul Córdula, que lança a exposição Memória do Olhar durante o SPA, ressaltou a importância do retorno da Semana de Artes Visuais. “O SPA abre espaço para categorias da arte que são menos usadas. É muito difícil você ver arte contemporânea de gente jovem que não usam suportes ou usam suportes diferentes para seus trabalhos. E são resultados fortes, poéticos. É muito importante esse retorno também por que é uma atenção da Prefeitura à ânsia dos artistas”, discorreu Córdula.

As ações do SPA, todas gratuitas, estarão distribuídas pelo Museu Murillo La Greca, Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), Mamam no Pátio, Centro de Design, Centro de Formação em Artes Visuais (CFAV), Galeria Janete Costa e Sala Nordeste de Artes Visuais. Como é da natureza do SPA, as atividades transbordam dos equipamentos culturais para as ruas da cidade através das performances e intervenções urbanas, surpreendendo e intrigando moradores e transeuntes de bairros como Alto Santa Isabel, Boa Viagem, Bairro do Recife, Caranguejo Tabaiares, Casa Amarela, Derby, Jaqueira, Santo Amaro e Vasco da Gama.

O gerente da Fundação de Cultura Cidade do Recife também comunicou que durante o SPA será lançado um edital que contemplará artistas visuais, arte-educadores, fotógrafos e designers. “A idéia é incentivar a realização de exposições, residências e oficinas, já pensando na continuidade do SPA em 2014”, falou Gustavo Catalano.


Outra novidade é que as ações passam a ter maior duração. As exposições, que vão ficar em cartaz durante um mês nos equipamentos culturais da cidade, possibilitarão que um maior número de visitantes possa conhecer as mostras. Também a programação do SPA das Artes acaba se estendendo até o final de novembro, com o Seminário Desafios Contemporâneos: Visualidades e Transversalidades, realizado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte). De acordo com a coordenadora do SPA, Bárbara Collier, a ideia foi possibilitar um respiro entre o fazer e o pensar. “São tantas as ações do SPA das Artes que, antigamente, quem queria discutir arte contemporânea tinha que correr, cansado, pra participar dos debates. Agora não, vamos trazer artistas e críticos pra refletir sobre a produção artística depois”, disse.

Outra parceria importante para o SPA 2013 foi a aproximação com o VI Salão Universitário de Arte Contemporânea do SESC – UNICO, que este ano tem como tema a arte urbana. O UNICO e o SPA realizam a segunda etapa da residência artística Integração Recife – Petrolina, com os artistas do litoral, Nando Zevê e Guto Barros, e do sertão, Elys Valentim e Luisa Magaly. Depois de terem desenvolvido painéis em Petrolina, desta vez os artistas se juntam em uma imersão criativa que resultará na produção da fachada da Galeria do SESC de Casa Amarela, utilizando técnicas como grafite, lambe-lambe e stencil.

Abertura – As ações da Semana de Artes Visuais do Recife começam neste sábado (2), às 15h, com a exposição Glândula Pituitária, de Ana Luisa Araújo, na Galeria Janete Costa. Contudo, a abertura oficial do SPA das Artes será no domingo, 3 de novembro, a partir das 13h, no Museu Murillo La Greca, no Parnamirim. Além do convite para que as pessoas possam curtir o sol à beira do Rio Capibaribe, na Praia do La Greca, quem estiver por lá poderá conferir as performances Modelo Vivo sem Casca, do pernambucano Murilo Freire, e Roupa de Abraço, da cearense Cristiane Soares.

Na ocasião, haverá também a abertura da exposição Entre, do jornalista e fotógrafo Chico Ludemir, que explora a relação entre o corpo e a cidade, enquanto nos jardins do Museu o artista visual Emanuel Oliveira mostra o resultado de sua pesquisa, Prótese, intervenção que questiona a substituição do natural pelo industrializado no cotidiano das pessoas. No ambiente, a Rádio Praia harmoniza o clima com músicas de artistas brasileiros contemporâneos.

Convocatória – Para compor a programação do SPA das Artes 2013, a Secretaria de Cultura do Recife e a Fundação de Cultura Cidade do Recife realizaram um edital através do qual a comissão de avaliação, formada pela coordenadora de Artes Visuais da Fundação Joaquim Nabuco, Bruna Pedrosa, pelo artista plástico, Raul Córdula, e pela coordenadora do Mamam no Pátio, Lorena Taulla, selecionou 19 projetos. A iniciativa, que teve por objetivo incentivar a produção artística e democratizar o acesso às ações de fomento cultural no município, traz a diversidade de olhares para a Semana de Artes Visuais com quatro exposições, três oficinas, cinco performances e quatro intervenções urbanas, além de um concurso, uma obra e um projeto de propostas educativas.

Oficinas – Quatro oficinas gratuitas estão sendo oferecidas através da Semana de Artes Visuais do Recife, com o intuito de ampliar a democratização cultural e estimular a criação nas diversas expressões das artes visuais. As oficinas são: Umas aulas de arte contemporânea, ministrada por Lucas Fonseca, e cujo público alvo são crianças de seis a nove anos de idade; Experiências de artistas: aproximações entre a fotografia e o livro, ministrada por Fernanda Grigolin para estudantes de artes, artistas, designers e poetas; Oficina de Criação em Bordado, por Tarsila Ferreira, para o público acima de 12 anos; e a oficina Olhar brasileiro: Olhares da Periferia, pelo coletivo Latitude 7, exclusiva para os adolescentes da comunidade Caranguejo Tabaiares.

*Com informações da assessoria